OUÇA AO VIVO

InícioPOLÍTICABebianno é convidado a prestar depoimento em comissão do Senado

Bebianno é convidado a prestar depoimento em comissão do Senado

Na manhã desta terça-feira (19), a Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor do Senado aprovou, por seis votos a cinco, um convite para o ex-ministro Gustavo Bebianno prestar depoimento sobre o suposto uso de candidatas laranjas durante a campanha eleitoral. Bebianno teve a exoneração da Secretaria-Geral da Presidência publicada nesta terça no Diário Oficial da União.


Gustavo Bebianno, durante entrevista coletiva
Foto: Sergio Moraes/Reuters/07-10-2018

“São necessários esclarecimentos dos fatos, que levaram inclusive a sua demissão” afirmou o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), autor do requerimento.

O líder do PSL no Senado, Major Olímpio (SP), alegou que a prerrogativa da comissão é fiscalizar atos do Executivo, o que não se aplicaria ao caso de Bebianno, já que as supostas irregularidades teriam sido cometidas enquanto ele era presidente do PSL, durante a eleição.

- Continua após o anúncio -

– Se tivéssemos instalado uma Comissão Parlamentar de Inquérito, seria uma outra situação. Em uma comissão temática, com essa abrangência, não é pertinente.

Na condição de ex-ministro, Bebianno não pode ser obrigado a comparecer no Senado. Apenas ministros podem ser convocados a prestar esclarecimentos. Ou seja, ele só prestará depoimento se quiser.

A demissão ocorreu após uma crise ao longo de toda a última semana. O ex-ministro foi chamado de mentiroso pelo vereador Carlos Bolsonaro, na última quarta-feira. No Twitter, o filho mais próximo do presidente disse que Bebianno mentiu ao falar ao GLOBO que havia conversado três vezes com o presidente no dia anterior. A declaração foi dada para negar que havia uma crise no governo.

Carlos chegou a compartilhar um áudio do presidente para Bebianno como forma de comprovar que não houve uma conversa entre os dois. As mensagens foram posteriormente compartilhadas pelo próprio Bolsonaro.

O processo de desgaste de Bebianno começou com denúncias envolvendo supostas irregularidades na sua gestão à frente do caixa eleitoral do PSL, partido dele e de Bolsonaro, publicadas na “Folha de S. Paulo”. Bolsonaro e os filhos, no entanto, acusam o ex-coordenador da campanha de vazar informações para a imprensa.

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

141,000SeguidoresCurtir
71,800SeguidoresSeguir
56,300SeguidoresSeguir
12,500InscritosInscreva-se