sexta-feira, maio 23, 2025
InícioPOLÍTICAAudiência pública promovida por Altair Silva debate estadualização de estradas no Oeste...

Audiência pública promovida por Altair Silva debate estadualização de estradas no Oeste catarinense

Mais de 200 pessoas participaram do evento, que reuniu prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, representantes de cooperativas, produtores rurais e outras lideranças regionais


“Não é luxo, é necessidade.”

Essa frase marcou a audiência pública promovida pela Assembleia Legislativa para debater a estadualização das estradas que ligam os municípios de Pinhalzinho, União do Oeste, Jardinópolis e Quilombo. A iniciativa atendeu a uma solicitação do deputado Altair Silva (PP) e foi realizada nesta quinta-feira (22), no auditório da Escola de Educação Básica São Luíz, em União do Oeste.

Na abertura do debate, o parlamentar explicou que “estamos aqui discutindo a estadualização como o pontapé inicial para o asfaltamento dessas estradas. Sabemos que isso é de suma importância para todas as cidades envolvidas e que é um projeto que vai precisar de muitas mãos para sair do papel. Por isso, estamos aqui para somar forças e fazer essa pavimentação acontecer”.

Os participantes destacaram que a economia da região é predominantemente agrícola, o que torna esse trajeto essencial para o escoamento da produção. Além disso, são vias utilizadas para o deslocamento de pacientes em atendimentos médicos de urgência e também para o transporte de estudantes até as escolas.

Durante o encontro, foi enfatizado que as rodovias ainda são de terra, estreitas e com grande circulação de caminhões de cooperativas, que transportam animais, ração e leite, por exemplo.

“Nossos motoristas chegam a fazer 93 mil quilômetros por mês por essas estradas, o que dá mais de um milhão de quilômetros por ano. O asfaltamento é uma necessidade porque, do jeito que está, os custos para a produção vão aumentar cada vez mais, já que a demanda cresce junto com a produção. Isso pode inviabilizar a atividade”, afirmou Marcos Zordan, vice-presidente da Aurora Coop.

- Continua após o anúncio -

A sucessão familiar também é uma preocupação nos municípios. De acordo com os produtores rurais, a pavimentação asfáltica representa qualidade de vida, modernização da agropecuária e crescimento da produção. Segundo eles, os jovens querem permanecer no campo, mas é preciso oferecer condições para que enxerguem ali oportunidades de investir, trabalhar e desenvolver a atividade.

Como encaminhamento prático, Pinhalzinho, União do Oeste, Jardinópolis e Quilombo formarão uma comissão permanente para dar continuidade à discussão sobre a estadualização. O deputado Altair Silva informou que as contribuições coletadas na audiência pública serão reunidas em um documento. “Vamos viabilizar encontros com o governador Jorginho Mello, com o secretário de Estado da Infraestrutura, Jerry Comper, e com a Presidência da Alesc, junto da Bancada do Oeste. Não vamos medir esforços para essa conquista”, afirmou o parlamentar.

“Queremos agradecer e parabenizar nossos vereadores Valcir Kuosinski e Paulo Giovanoni (União do Oeste), Diam Carlos da Silva, Guilherme Frozza e João Schmatz (Pinhalzinho), e Anderson Welter e Ediane Ramos (Quilombo), que se mobilizaram e fizeram o encontro acontecer e ser um sucesso de público. Não podemos esquecer que esse trabalho começou ainda em 2021 e foi essencial para dar início a esse debate”, finalizou Altair Silva.

Participaram da discussão os prefeitos Everaldo Casonatto (União do Oeste), Alessandro Beltrame (Pinhalzinho) e Vanderlei Gallina (Sul Brasil); os vice-prefeitos Volnei de Lima (Jardinópolis), Mauro Cezar Alessio (Marema) e outros vereadores e lideranças de Pinhalzinho, União do Oeste, Jardinópolis, Quilombo, Águas Frias, Marema e Sul Brasil. O presidente do Sindileite, Selvino Giesel, também esteve presente no evento.

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

147,000SeguidoresCurtir
120,000SeguidoresSeguir
13,000InscritosInscreva-se

Participe do Grupo no Whatsapp do ClicRDC e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp