OUÇA AO VIVO

InícioPOLÍTICAApós tomar posse, ministro da Justiça e Segurança Pública anuncia novo diretor...

Após tomar posse, ministro da Justiça e Segurança Pública anuncia novo diretor geral da Polícia Federal

Diretoria da PRF também foi alterada; Delegado Anderson Torres e outros cinco ministros tomaram posse nesta terça-feira, confira

Foto: Arquivo/Polícia Federal

Informações Agência Brasil

Após tomar posse em cerimônias reservadas no Palácio do Planalto, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Delegado Anderson Torres anunciou nesta terça-feira (06), através do Twitter, que Paulo Maiurino será o novo diretor-geral da Polícia Federal (PF). Além da troca na PF, Torres também anunciou que o Inspetor Silvinei Vasques assume a Direção-Geral da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Maiurino assume a vaga de Rolando Souza, ex-diretor-geral da PF e Vasques substitui o inspetor Eduardo Aggio, que estava à frente da Direção-Geral da PRF. 


- Continua após o anúncio -

Seis ministros tomam posse

Na semana passada, Bolsonaro fez uma reforma ministerial que incluiu trocas nos comandos da Casa Civil e na Secretaria de Governo, ambas ligadas à Presidência da República, dos ministérios da Justiça e Segurança Pública (MJSP), das Relações Exteriores e da Defesa e também da Advocacia-Geral da União (AGU).

Em rápidos discursos, os novos titulares agradeceram ao presidente pela escolha para o cargo.


06/04/2021 Solenidade de Transmissão de Cargo para o Ministro de Estado Chefe da Casa Civil da Presidência da República
Foto: Marcos Corrêa/PR

A Casa Civil passou a ser comandada pelo general Luiz Eduardo Ramos, em substituição ao também general Walter Braga Netto. Ramos, que até então ocupava a Secretaria de Governo, foi substituído pela deputada federal Flávia Arruda (PL-DF), que faz parte da base de apoio do governo no Congresso. Já Braga Netto foi deslocado para o comando do Ministério da Defesa no lugar do general Fernando Azevedo e Silva, que deixou o cargo.

Na AGU, André Mendonça retornou como advogado-geral, deixando então o comando do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Ele entrou no lugar de José Levi, que também anunciou sua saída na semana passada. Mendonça voltou a ocupar o mesmo cargo em que esteve até abril de 2020, quando substituiu o ex-ministro Sergio Moro no comando do MJSP. Em seu lugar no ministério, assumiu o delegado da Polícia Federal Anderson Gustavo Torres, que atuava como secretário de Segurança Pública do Distrito Federal.

O presidente Bolsonaro também destacou a responsabilidade do cargo de ministro da Justiça e Segurança Pública, que tem a Polícia Federal e a Polícia Rodoviária Federal sob seu comando. Para Bolsonaro, as mudanças que Torres poderá fazer na pasta são naturais, “para melhor adequá-lo” ao objetivo traçado pelo novo ministro.

O ministro Ernesto Araújo também deixou o Ministério das Relações Exteriores na semana passada. A atuação do chanceler vinha sendo questionada pelo Congresso Nacional, especialmente por causa das relações do Brasil com a China e da condução diplomática para o enfrentamento à pandemia de covid-19. Em seu lugar, assumiu o diplomata Carlos Alberto França, que era assessor especial de Bolsonaro, mas que até poucos meses atrás ocupava o cargo de chefe do cerimonial da Presidência da República.

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

141,000SeguidoresCurtir
71,800SeguidoresSeguir
56,300SeguidoresSeguir
12,500InscritosInscreva-se