OUÇA AO VIVO

InícioPolítica e CotidianoEm Chapecó, convenções partidárias marcadas. Hora de especular

Em Chapecó, convenções partidárias marcadas. Hora de especular

Confira a coluna do jornalista André De Lazzari

Foto: Jornalista André Lazzari

Dos 29 partidos que possuem filiados em Chapecó, 17 marcaram as convenções partidárias para regulamentarem a disputa que farão nas eleições municipais de 6 de outubro. Troca de data vai, troca de data vem, agora temos uma lista fechada com os eventos. Com base nas datas e horários de cada convenção, a coluna permite especular uma situação baseada na composição municipal de cada partido, e nas ideologias.

Começamos com o PCdoB, que abre a lista amanhã (31), à noite, no Sindicato dos Bancários. Esta convenção, pelo partido fazer parte da federação capitaneada pelo PT, só irá decidir a nominata de candidatos a vereador. A coligação que apoia a reeleição de João Rodrigues (PSD) faz uma convenção conjunta no Centro de Eventos, no sábado (3), às 9h. Além do partido do prefeito, estarão Podemos, PP, PDT, União Brasil e Republicanos.

Todas as candidaturas que forem disputar contra João Rodrigues nestas eleições serão definidas após a confirmação da candidatura do prefeito à reeleição, veja que interessante. E as definições começam pelo PL, um dos partidos mais especulados da disputa. Na manhã do domingo (4), na Acamosc, será definido se o partido de Bolsonaro terá ou não candidato a prefeito.

- Continua após o anúncio -

A esquerda deve ir unida

A Federação PT/PV/PCdoB fará na tarde do domingo a convenção que definirá Pedro Baldissera (PT) como candidato a prefeito pela esquerda. A Federação PSOL/Rede, que também fará a convenção na tarde do domingo, deve apoiar esta candidatura. Assim como o PCdoB, o PT preferiu fazer duas convenções, separando as candidaturas de vereador da candidatura de prefeito.

O PSB, que teve participação nas duas últimas eleições com a vitória histórica de Luciano Buligon em 2016, e a derrota histórica de Claudio Vignatti em 2020, não sabe quando nem onde vai fazer a convenção em pleno 30 de julho. E assim como em 2020, o partido deve se coligar com o PT. Após a fragmentação do partido com a saída dos Vignatti, não resta muita alternativa.

Definições da noite final

A noite da segunda-feira (5) terá pelo menos dois candidatos a prefeito sendo confirmados. Dadá Westphal (Novo) vai conhecer quem será o companheiro de chapa dele na convenção do partido, no diretório municipal, na rua Marechal Deodoro. O MDB definirá toda a nominata de candidatos no Lang Palace Hotel, e a Federação PSDB/Cidadania também decidirá o rumo que tomará nas eleições no prazo final para realização das convenções.

Sem dúvida, a convenção que vai chamar todas as atenções na segunda-feira é a do MDB. Houveram conversas de João Rodrigues com o partido para que formasse coligação com ele, mas esse posicionamento para fechar questão eleitoral no “último lance do jogo”, é claro indicativo de que a ideologia do centro quer, pelo menos, repetir o bom resultado eleitoral de 2020.

Recadinhos:

  • Portanto, como vocês puderam apreciar, teremos quatro ou cinco candidatos à ocupar a Avenida Getúlio Vargas, 957S
  • Depende do PL termos um quinto candidato ou não. Jorginho Mello quer, Sorgatto não. Desde abril veio essa discussão. Agora, chegou a hora de decidir
  • A Federação PSDB/Cidadania tem alternativas de apoio à Prefeitura. Grande oportunidade de independência para os filiados. Seja com o candidato do PSD ou do MDB, pelo menos em problemas ideológicos os dois partidos não vão entrar
  • Por fim, um recado muito importante: TUDO PODE MUDAR. Inclusive, após as convenções partidárias, visto que o registro das candidaturas pode ser feito até o dia 15 de agosto
Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

147,000SeguidoresCurtir
120,000SeguidoresSeguir
13,000InscritosInscreva-se

Participe do Grupo no Whatsapp do ClicRDC e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp