Encerramos hoje a análise do plano de governo de cada um dos três candidatos a prefeito de Chapecó. Cada postulante à Prefeitura teve o espaço de três colunas, o equivalente a 10.500 caracteres. Dentro deste espaço, foi analisado o que foi possível, priorizando a ordem de apresentação das propostas em cada plano de governo apresentado. A análise foi realizada por ordem alfabética dos candidatos, portanto, esta é a última coluna que trata as propostas de Pedro Uczai, do PT.
Economia e Agricultura: Parte 2
O candidato do PT propõe criar um Fundo Municipal de Pesquisa e Desenvolvimento para financiar projetos de saúde, educação, habitação e alimentação saudável. Pedro quer criar o Conselho Municipal de Inovação para administrar este fundo, e fazer parcerias com a comunidade para criação, revitalização e manutenção das praças, parques e locais públicos de cultura do município.
Uczai defende a criação de um novo projeto paisagístico e arquitetônico para Chapecó, que oriente o ajardinamento, a arborização, a pavimentação e a colocação de esculturas e painéis artísticos em diferentes pontos da cidade. O candidato também propõe colocar em votação na Câmara de Vereadores leis que criem áreas econômicas especiais em bairros onde o turismo e o comércio não existem ou são pouco movimentados.
Pedro defende um novo ordenamento urbanístico para implantação de novos distritos industriais, comerciais e de serviços tanto na área urbana quanto na área rural do município. Para a infraestrutura viária, Uczai quer viabilizar a ampliação do Contorno Viário Oeste até ligá-lo à BR-282, no bairro Trevo, e o início das obras do Contorno Viário Leste, que ligaria a SCT-480 à BR-282, já no território de Cordilheira Alta.
O candidato do PT promete a ampliação do aeroporto, com a construção de um novo terminal de passageiros e o melhoramento das estruturas de apoio (estacionamento, hotéis e restaurantes próximos). Pedro também defende o estudo de viabilidade técnica para implantação de um Ônibus de Trânsito Rápido (BRT) que ligue o Centro com a Grande Efapi.
Uczai irá propor à Câmara de Vereadores uma lei que priorize a realização das compras públicas de produtos e serviços da Prefeitura de agricultores, cooperativas, e empresas locais. Quanto às feiras municipais, o candidato do PT quer aumentar a variedade de produtos e de empresas que participam destes locais públicos de venda, inclusive avaliando a criação de novos espaços e planos de projeção para algumas marcas de venda em escala comercial.
Pedro quer criar a Secretaria da Economia Criativa para estimular os profissionais da cultura, e instituir o programa Morar no que é Seu, para em parceria com a Caixa Econômica Federal, construir 10 mil casas populares para a população de baixa renda. Por fim, Uczai promete ampliar o horário de atendimento do Bandejão, e construir dois novos restaurantes populares, sendo um na região da Grande Efapi, e outro na região do bairro Belvedere.
Gestão
O candidato do PT propõe ampliar a participação popular na elaboração do Plano Plurianual e do Orçamento Anual da Prefeitura, criando o Conselho Municipal de Gestão Participativa. Para os servidores públicos, Pedro promete um novo concurso para contratação de novos funcionários, além de um novo plano de carreira. Na transparência, Uczai promete publicar, em tempo real, todos os documentos e informações administrativas da Prefeitura.
A proposta da esquerda também contempla a revisão da atual legislação tributária do município, a criação de uma controladoria tributária municipal, a realização de uma auditoria da dívida pública municipal e a promoção de um centro gastronômico ordenado e sustentável, para fomentar o setor e compensar possíveis alterações tributárias.
Cultura
Pedro Uczai propõe alterar o regime de gestão do Centro de Eventos para focar nos artistas locais, e renomeá-lo para “Casa Cultura Chapecó” ou “Centro Cultural de Chapecó”, além de recriar a Secretaria de Cultura, substituindo a atual fundação municipal da pasta.
Recadinhos
Amanhã (30), começa o horário eleitoral gratuito no rádio e na TV. Os programas de 10 minutos, que serão exclusivamente dedicados aos candidatos a prefeito, serão veiculados às 7h e às 12h no rádio, e às 13h e às 20h30 na TV.
Em Chapecó, João Rodrigues terá sete minutos e 18 segundos de programa, enquanto Pedro Uczai terá dois minutos e 42 segundos.
Na mesma proporção, estão distribuídos os comerciais de 30 segundos para os candidatos a prefeito e vereador de cada uma das duas coligações.
Dadá Westphal (NOVO) não possui direito ao horário eleitoral gratuito, por enquanto. Corre no STF uma Ação Direta de Inconstitucionalidade que pode colocar o partido, em todo o país, com condições de acessar o horário eleitoral. Vamos aguardar.