Continuamos a análise do plano de governo de cada um dos três candidatos a prefeito de Chapecó. Cada postulante à Prefeitura terá o espaço de três colunas, o equivalente a 10.500 caracteres. Dentro deste espaço, será analisado o que for possível, priorizando a ordem de apresentação das propostas em cada plano de governo apresentado. A análise será realizada por ordem alfabética dos candidatos, portanto, continuamos com as propostas de Pedro Uczai, do PT.
Saúde e Assistência Social
O candidato do PT propõe a implantação de um calendário mensal de campanhas preventivas que será executado aos sábados na Rede Municipal de Saúde, e que os postos de saúde fiquem abertos na parte da noite uma vez por semana. Pedro Uczai promete ampliar o número de farmácias nos postos de saúde, e criar duas novas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), uma na zona norte e outra na zona sul de Chapecó.
Uczai promete contratar ginecologistas e pediatras para todos os postos de saúde do município, além de ampliar a oferta de psiquiatras, psicólogos, neuropediatras e fonoaudiólogos. No campo das plantas medicinais, o candidato propõe construir um Horto Municipal dedicado a estas espécies, com um laboratório para manipulação de fitoterápicos.
Nas cirurgias, o candidato promete reduzir as filas para procedimentos de ginecologia, ortopedia e outras especialidades. Quanto à terceirização da UPA 24h do bairro Presidente Médici, Pedro afirma que vai rever o contrato se for eleito. Ele também quer realizar estudos para aumentar a rede pública de atendimento à saúde nas áreas mais populosas da cidade.
Quanto aos hospitais públicos (HRO e Hospital da Criança), o candidato do PT promete articulação para contratações de médicos e servidores, além de ampliações nas estruturas dos dois hospitais; e da busca pela criação de um Hospital Universitário na Grande Efapi, que tenha a gestão compartilhada entre o Governo Federal, a Unoesc e a Unochapecó. Aqui, a Prefeitura não teria responsabilidade pela nova unidade hospitalar.
Entre João Rodrigues e Pedro Uczai, existem coisas em comum. A proposta de construir um novo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e um Centro Regional de Reabilitação é um bom exemplo. Para os moradores de rua, o candidato do PT quer implementar um programa municipal integrado de acolhimento humanizado.
Para os pacientes com autismo e deficiência intelectual, Pedro quer ampliar o atendimento especializado mediante parcerias com as associações que já atendem esses casos de saúde. Por fim, Uczai quer uma reformulação completa da Rede Municipal de Assistência Social, com contratações de funcionários e reformas dos CRAS e dos Creas.
Economia e Agricultura: Parte 1
O candidato do PT promete pavimentar 100% dos acessos às comunidades rurais e 100% das ruas de calçamento, além de instalar passeios e ciclovias nos trechos onde seja possível. Uczai também quer criar uma política de subsídio para calçadas públicas, onde pessoas que preencham os requisitos de isenção do IPTU sejam beneficiadas.
Pedro quer que 100% dos chapecoenses tenham acesso a internet. E para isso, ele quer recorrer a uma parceria público-privada que construa um plano de conectividade municipal. O candidato propõe criar um plano de fornecimento de energia trifásica a todo o território municipal, em parceria com a Celesc, que já executa o Celesc Rural para este fim.
O candidato do PT quer mapear as principais bacias hídricas do município para, através de um plano de cobertura, resolver os problemas de fornecimento e preservação da água, começando pelos bairros mais críticos. Na infraestrutura viária, Uczai quer criar uma nova via de acesso para a Grande Efapi.
Pedro propõe a criação de um programa de energia fotovoltaica para a população de baixa renda, e instalar iluminação pública que seja abastecida por energia solar. O candidato promete criar um banco público municipal, com fundo de aval e moeda social, e criar o Programa Juro Zero para micro e pequenas empresas.
Recadinhos
A pesquisa Quaest/Globo divulgada ontem (27) para a Prefeitura de Florianópolis mostra as possibilidades que a campanha eleitoral abre aos três principais candidatos. 852 eleitores foram entrevistados. Registro SC-08197/2024 no TSE.
Topázio Neto (PSD) pode ser reeleito em primeiro turno. Considerando a margem de erro de 3%, e levando em conta apenas os votos válidos, o atual prefeito possui entre 46,4% e 52,4% dos votos válidos.
O ex-senador Dário Berger (PSDB) e o deputado estadual Marquito (PSOL) estão tecnicamente empatados em 2º lugar. Dário tem entre 16,8% e 22,8% dos votos válidos, enquanto que Marquito tem entre 13% e 19%.
PT e PP estão pagando o preço de não apoiarem candidatos mais fortes das ideologias compatíveis com cada partido. Os candidatos Lela e Pedrão possuem a margem de apenas 4,4% a 10,4% dos votos válidos cada um, respectivamente.