sábado, dezembro 21, 2024
InícioPolítica e CotidianoAnálise do último debate entre os candidatos a prefeito de Chapecó: parte...

Análise do último debate entre os candidatos a prefeito de Chapecó: parte 2

Confira a coluna do jornalista André de Lazzari

Foto: Jornalista André Lazzari

Faltando dois dias para as eleições municipais, seguimos com a análise de, pelo menos, parte dos três últimos debates entre os candidatos a prefeito de Chapecó. Concluímos com a análise do último debate, realizado na quinta-feira (3), entre João Rodrigues (PSD) e Pedro Uczai (PT). Lembramos que, nos dois debates de TV, por opção das empresas, o candidato Dadá Westphal (NOVO) não foi convidado.

Enchentes no RS e o ‘Fundão’
João Rodrigues questionou Pedro Uczai sobre o uso do fundo eleitoral por parte do candidato do PT e a desidratação da Federação Brasil da Esperança. O candidato da esquerda chamou João de ‘desonesto’ e defendeu as ações do Governo Federal para o atendimento aos flagelados pelas enchentes no Rio Grande do Sul, além de justificar o uso do fundo eleitoral, contrapondo-se à opinião do atual prefeito, de que o valor desse fundo deveria ser repassado aos atingidos pelas cheias.

Uczai perguntou quais foram os financiadores da campanha de João Rodrigues. A resposta do atual prefeito foi direta, repetindo o que havia dito no debate da Condá FM sobre o jantar por adesão que financiou a campanha à reeleição. Na tréplica, Uczai disse que teve aprovação de 80% quando saiu da prefeitura e que foi o deputado estadual mais votado em Chapecó em 2006.

- Continua após o anúncio -

Pandemia de Covid-19
Pedro Uczai perguntou a João sobre as políticas adotadas durante a pandemia. João afirmou que o candidato do PT condena o micro e pequeno empresário por não ter mantido as portas fechadas durante a segunda onda de contaminação, entre fevereiro e março de 2021. O atual prefeito chegou a citar indiretamente Rui Costa, que, enquanto governador da Bahia, foi acusado de corrupção envolvendo a compra de insumos para o combate à Covid-19.

Momento para chamar a atenção de Uczai: deputado, não é ‘Bulegão’, é Buligon! Coitado do ex-prefeito! Sem problema em elogiar a forma como ele conduziu o município durante a primeira onda da pandemia, mas fale o sobrenome do Luciano corretamente, né? João Rodrigues qualificou de ‘criminosa’ a forma como Pedro usou a pandemia nos debates desta campanha eleitoral.

Educação
João Rodrigues perguntou a Pedro sobre o uso da tecnologia na educação. Uczai afirmou que, enquanto prefeito, mudou os índices do ensino básico em Chapecó e que a carreira dos professores municipais ‘acabou’ por causa da reforma administrativa implantada pela atual administração municipal em março de 2023.

O candidato à reeleição afirmou que Chapecó não tem vergonha de Pedro Uczai, mas lamenta ele ter sido prefeito e que o deputado não aceita a inclusão da tecnologia e do empreendedorismo no currículo municipal. Na tréplica, Uczai criticou o baixo nível de investimento em infraestrutura escolar na região da Efapi e qualificou a gestão de João Rodrigues como ‘a pior do Oeste’.

Transporte público
Pedro Uczai perguntou a João Rodrigues sobre a demora em cumprir as exigências do contrato de concessão com a Auto Viação Chapecó, que termina em 2039, o que inclui novos terminais de integração, um deles na Grande Efapi. O atual prefeito afirmou que a menor tarifa do estado é praticada em Chapecó e que 30% dos usuários possuem gratuidade. João aproveitou o tempo para argumentar sobre a grande perda de popularidade e militância do PT no município.

Na réplica, Uczai afirmou que não há capacidade da atual administração para discutir o trânsito da cidade. Ele defendeu novamente a proposta de tarifa zero para todos os usuários do transporte coletivo urbano. Na tréplica, João disse que Uczai prometeu R$ 5 bilhões em obras, somando todas as promessas do plano de governo, e sustentou que isso seria impossível.

Recadinhos

Três pedidos de direito de resposta para cada candidato. Todos rejeitados. No debate mais rápido da eleição (uma hora de duração), a produção foi implacável.

Uczai disse que esperava de João Rodrigues mais ‘qualidade política’ para o debate durante as considerações finais, nas quais sustentou algumas das propostas da campanha.

João Rodrigues, nas considerações finais, citou o momentâneo empate da Chapecoense com o Operário-PR. O jogo, válido pela Série B do Brasileirão, acontecia no mesmo horário do debate. O placar final foi 3×2 para o Operário.

Amanhã (6), tem edição especial do Primeira Hora a partir das 13h na Condá FM 98.9! E a partir das 15h, entram em cadeia a Oeste Capital FM 93.3 e a Clube FM 104.5 para a maior cobertura da história das eleições municipais! Sinta-se em casa!

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

147,000SeguidoresCurtir
120,000SeguidoresSeguir
13,000InscritosInscreva-se

Participe do Grupo no Whatsapp do ClicRDC e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp