O vírus da dengue (DENV) é predominantemente transmitido por mosquitos, principalmente pela picada de fêmeas infectadas do Aedes aegypti.
Fatores como urbanização, crescimento populacional, deficiências no saneamento básico e condições climáticas criam um ambiente propício para a proliferação do mosquito. A dengue exibe um padrão sazonal, com picos de casos e risco de epidemias.
Embora todas as faixas etárias sejam suscetíveis à doença, os idosos e pessoas com condições crônicas, como diabetes e hipertensão arterial, correm maior risco de desenvolver casos graves.
Uma das formas mais eficazes de combater a propagação da doença é adotar medidas preventivas para eliminar os criadouros do mosquito transmissor. A conscientização e a prática de medidas preventivas pela comunidade são essenciais.
De acordo com o resultado da enquete, 84% das pessoas, se preocupam em adotar medidas preventivas. Cerca de 9% das pessoas as vezes adotam esse tipo de medidas, enquanto 6% não se preocupa. A enquete totalizou 108 votos, sendo 91 votos para, sendo 86 votos para “Sim”, 10 votos para “As vezes” e 7 votos para “Não”.
Confira:
- Sim (84%, 91 Votos)
- Às vezes (9%, 10 Votos)
- Não (6%, 7 Votos)
Total de Participantes: 108