Mensagem misteriosa pintada em urso polar preocupa pesquisadores na Rússia

‘T-34’ foi um tanque icônico da União Soviética, fundamental na vitória contra a Alemanha na Segunda Guerra Mundial

Informações G1 e BBC

Foto: Sergei Kravy/Facebook/BBC

Nos últimos dias, imagens compartilhadas por perfis russos nas redes sociais mostram um urso polar pintado em spray com o símbolo “T-34”. Segundo especialistas, a pintura pode afetar a habilidade do urso polar em camuflar-se em seu ambiente e por isso, sua capacidade de caçar e se alimentar diminui. O T-34 era um tanque de guerra que teve papel vital na derrota da Alemanha nazista para a União Soviética na Segunda Guerra Mundial.

Segundo Sergey Kavry, membro da ONG ambiental WWF, as imagens foram feitas no povoado indígena de Chukotka, do extremo leste da Rússia. Ele ainda afirmou que cientistas que monitoram a vida selvagem na região não teriam motivo para pintar o urso de tal maneira.

“Não sei de qual região, distrito ou vizinhança vieram essas imagens”, disse Kavry, acrescentando que se a pichação estiver de fato fazendo referência “a uma sigla militar (…). pode ser algum tipo de desrespeito perverso pela história”, declarou Sergey.

A porta-voz da WWF na Rússia, Daria Buyanova disse à BBC que as imagens do urso causaram “um grande choque” e que a inscrição “parece ser uma piada de mau gosto”.

A imprensa russa especula que o ato contra o urso possa estar ligado à irritação de algumas comunidades no Ártico com o aumento no número de ursos polares em circulação.