domingo, maio 11, 2025
InícioMUNDOMais de 270 militares venezuelanos desertaram na fronteira

Mais de 270 militares venezuelanos desertaram na fronteira

Militares venezuelanos que desertaram para o Brasil; ao centro, uma deputada de oposição a Maduro — Foto: Emily Costa/G1

Informações G1

Autoridades migratórias colombianas informaram na segunda-feira (25) que mais de 270 militares, a maioria de baixa patente, abandonaram as forças armadas bolivarianas e entraram na Colômbia nos últimos três dias. Outros sete fugiram para o Brasil.

Dados oficiais do governo venezuelano, no entanto, dizem que o efetivo da Força Armada Nacional Bolivariana varia de 95 mil a 150 mil. Ou seja, o percentual de militares que deixaram o país nos últimos dias fica em torno de 0,3%.

- Continua após o anúncio -

Os números oficiais de efetivos não contabilizam as milícias bolivarianas apoiadas pelo regime de Nicolás Maduro. O presidente chavista tem apoio do alto comando militar, que manifestou várias vezes repúdio à iniciativa do líder da oposição Juan Guaidó de se autodeclarar presidente interino da Venezuela.

Desde então, Guaidó tenta convencer os militares venezuelanos a mudarem de lado. Além disso, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, advertiu os integrantes das forças armadas da Venezuela que mantiverem apoio a Maduro: “Vão perder tudo”, disse em discurso à comunidade latina em Miami.

Os militares desertaram em meio ao acirramento da crise política na Venezuela após o bloqueio nas fronteiras à ajuda humanitária da coalizão liderada pelos Estados Unidos. Houve confronto nas cidades fronteiriças, e a maioria dos desertores fugiram por rotas próximas às cidades de Pacaraima (Brasil) e Cúcuta (Colômbia).

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

147,000SeguidoresCurtir
120,000SeguidoresSeguir
13,000InscritosInscreva-se

Participe do Grupo no Whatsapp do ClicRDC e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp