quarta-feira, fevereiro 11, 2026
InícioMUNDOÍndice global de corrupção: Brasil permanece em 107º lugar em ranking de...

Índice global de corrupção: Brasil permanece em 107º lugar em ranking de corrupção e repete pior desempenho histórico

Transparência Internacional divulga Índice de Percepção da Corrupção 2025 e mostra Brasil com desempenho fraco, repetindo posição anterior apesar de leve alta na pontuação

Foto: transparenciainternacional

O Brasil ficou em 107º lugar no Índice de Percepção da Corrupção (IPC) de 2025, divulgado nesta terça-feira (10) pela ONG alemã Transparência Internacional. Entre os 182 países e territórios avaliados, o país repetiu a mesma posição do ano anterior — a pior desde que a série histórica começou em 2012 —, mesmo com ligeiro aumento na pontuação, considerado estatisticamente insignificante pelos pesquisadores.

No levantamento, o Brasil obteve 35 pontos em uma escala de 0 a 100, em que notas mais baixas indicam maior percepção de corrupção no setor público. A pontuação brasileira representa uma melhoria de apenas um ponto em relação a 2024, quando registrou 34 pontos, mas essa variação não é considerada um avanço efetivo no combate à corrupção.

O IPC é calculado com base em até 13 fontes externas, incluindo pesquisas e avaliações de especialistas, empresários e instituições internacionais, que medem a percepção sobre práticas corruptas e mecanismos de prevenção no setor público.

- Continua após o anúncio -

Brasil abaixo da média global e regional

O resultado coloca o Brasil abaixo da média global e da média dos países das Américas, que ficaram em 42 pontos no ranking de 2025, destacando a dificuldade do país em melhorar a percepção de integridade das instituições públicas.

Entre os países melhor avaliados, estão Dinamarca, Finlândia e Singapura, enquanto na outra extremidade da lista figuram países como Somália e Sudão do Sul, com pontuações extremamente baixas no índice.

Especialistas apontam fatores de estagnação

Analistas e organizações que acompanham o índice destacam que a estagnação do Brasil no ranking reflete fragilidades institucionais persistentes e casos de corrupção em grande escala — como fraudes no INSS e conflitos envolvendo instituições financeiras — que marcam o cenário recente do país.

Apesar de pequenas variações ano a ano, o desempenho brasileiro sinaliza que o país ainda enfrenta desafios consideráveis para reforçar a transparência, accountability e eficácia dos mecanismos de combate à corrupção no setor público.

Confira a lista completa: Índice de Percepção da Corrupção

Leia Também: A corrupção nas Américas está prejudicando a vida das pessoas e alimentando a violência

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

147,000SeguidoresCurtir
120,000SeguidoresSeguir
13,000InscritosInscreva-se

Participe do Grupo no Whatsapp do ClicRDC e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp