OUÇA AO VIVO

InícioMUNDOCuba acusa EUA de moverem tropas em segredo pelo Caribe para ação...

Cuba acusa EUA de moverem tropas em segredo pelo Caribe para ação militar contra Venezuela

Presidente venezuelano, Nicolás Maduro participa de comício para Dia da Juventude, em Caracas Foto: Fausto Torrealba 12-02-2019 / REUTERS

Informações O Globo

Cuba afirmou nesta quinta-feira (15) que tropas dos Estados Unidos se deslocaram secretamente pelo território do Caribe para preparar uma “agressão” e uma “aventura militar” contra a Venezuela, “disfarçada de intervenção humanitária”. Segundo a Chancelaria cubana, houve “movimentos de forças de operação especiais” até aeroportos de Porto Rico, República Dominicana e outras ilhas do Caribe — “provavelmente”, na visão de Havana, sem o conhecimento dos respectivos governos.

Em uma “Declaração do Governo Revolucionário”, Cuba classificou os recentes acontecimentos no país aliado como uma tentativa de golpe que até agora fracassou.

- Continua após o anúncio -

“Continua a preparação de uma agressão militar contra a Venezuela com pretexto humanitário”, agregou via Twitter a diplomacia de Havana.

Cuba tem sido um aliado-chave para o governo venezuelano desde o início da chamada Revolução Bolivariana, sob o comando do ex-presidente Hugo Chávez, em 1998. No comunicado, a Chancelaria cubana disse que o deslocamento de tropas ocorreu entre 6 e 10 de fevereiro, em “voos de aviões de transporte militar até o aeroporto Rafael Miranda de Porto Rico, a Base Aérea de San Isidro na República Dominicana e outras ilhas do Caribe estrategicamente localizadas”.

Os voos, segundo o governo cubano, tiveram origem em bases militares americanas de onde operam “unidades de forças de operações especiais e da infantaria da Marinha, utilizadas para ações encobertas, inclusive contra líderes de outros países”.

Para Havana, Washington busca “retirar do povo da Venezuela a primeira reserva de petróleo do planeta e outros substanciais e estratégicos recursos naturais”.

Cuba assegurou que “meios políticos e imprensa, inclusive americanos” revelaram que “figuras extremistas” dos Estados Unidos organizaram uma “tentativa de golpe de Estado na Venezuela mediante a ilegal autoproclamação de um presidente”.

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

141,000SeguidoresCurtir
71,800SeguidoresSeguir
56,300SeguidoresSeguir
12,500InscritosInscreva-se