Cidade russa é invadida por ursos polares: Veja os vídeos - ClicRDC | Notícias de Chapecó e região

Cidade russa é invadida por ursos polares: Veja os vídeos

Mais de 50 animais tiram a tranquilidade dos quase 2 mil moradores da cidade de Belushya Guba, na Rússia; “Eles se tornaram insolentes. Isso é assustador”, disse uma moradora

*Informações Galileu

A cidade de Belushya Guba, no arquipélago russo de Nova Zembla sofre com a invasão de ursos polares. Ao menos 52 animais já foram vistos entre blocos de apartamentos e ruas da cidade. O fato assusta os quase 2 mil habitantes do vilarejo.

“Eles se tornaram insolentes. Isso é assustador” disse a moradora Anastasia Bondarenko ao Siberian Times. “Quando eles andam sob sua janela à noite, é assustador.”

De acordo com as autoridades locais, os animais começaram a chegar em dezembro de 2018 e nunca mais foram embora. Diversos vídeos feitos pelos moradores e câmeras de segurança mostram os animais pela cidade.

“Há casos de comportamento agressivo de animais selvagens — ataques a pessoas, penetração em edifícios residenciais e de escritórios”, alerta o vice-chefe da administração local, Aleksandr Minayev. “Na aldeia existem constantemente de seis a dez ursos polares.”

Por ser proibido atirar nos ursos para assustá-los, a população precisa se esconder, com muitos pais deixando as crianças fora das escolas. De acordo com a reportagem do Siberian Times, especialistas estão a caminho para lidar com a situação.

A tendência, no entanto, é que esse tipo de invasão seja cada vez mais comum. Graças à alteração do clima no Ártico, uma das regiões mais afetadas pelo aquecimento global, os ursos encontram cada vez menos comida, tendo que ir cada vez mais longe para comer.