Os registros das caixas-pretas do avião que caiu na Etiópia têm “semelhanças claras” com os feitos na ocasião do acidente na Indonésia em 2018. A afirmação foi feita pela ministra dos Transportes etíope, Dagmawit Moges, ao jornal “Wall Street Journal”. O relatório preliminar sobre o acidente será divulgado em 30 dias.

Foto: Michael Tewelde / AFP
“Semelhanças claras foram observadas entre o voo 302 da Ethiopian Air e o voo 610 da Indonesian Lion Air, que serão submetidas a mais estudos durante a investigação”, afirmou a ministra, segundo o jornal norte-americano.
O Boeing 737 MAX 8 da Ethiopian Airlines caiu seis minutos depois de decolar de Adis Abeba, perto da cidade de Bishoftu, no domingo (10), deixando 157 mortos. A aeronave, que ia para Nairóbi (Quênia) é do mesmo modelo da que caiu minutos após decolar de Jacarta, na Indonésia, em outubro de 2018.

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Os dados das caixas pretas do voo 302 da Ethiopian Airlines foram validados por investigadores etíopes e norte-americanos. Os investigadores conseguiram recuperar todos os dados relevantes das caixas pretas, de acordo com a ministra.
Após o acidente, mais de 50 países, entre eles os Estados Unidos (sede da fabricante) e o Brasil, suspenderam os voos ou adotaram restrições à utilização do Boeing 737 MAX 8. Pilotos também relataram ter enfrentado problemas com esse modelo de avião.
Em meio à crise, as ações da Boeing tiveram forte queda e a empresa perdeu mais de US$ 25 bilhões em valor de mercado na semana. A fabricante anunciou que vai manter a produção da aeronave, mas suspendeu a entrega dos aviões já encomendados. “Estamos fazendo uma pausa na entrega dos 737 MAX até que tenhamos uma solução”, disse um porta-voz da companhia à AFP.
Neste domingo, o jornal “The Seattle Times” afirmou que os testes de segurança da Boeing para o novo sistema de controle de voo instalado nos aviões de modelo 737 MAX tinham diversas falhas. Em resposta, a fabricante divulgou um comunicado afirmando que o modelo cumpria todos os requisitos de certificação e regulação, e que ele foi certificado de acordo com os mesmos requerimentos e processos da Agência Federal de Aviação dos EUA (FAA).

*Informações G1