Os rios de Chapecó, região Oeste de Santa Catarina, estão recebendo atenção nesta semana. A Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana iniciou ação de desassoreamento dos rios da cidade. De acordo com o engenheiro sanitarista da secretaria, Valdir Eduardo Olivo, mais de 120 pontos já foram mapeados e estão com o licenciamento ambiental autorizado.
O secretário de Infraestrutrua, Luiz Paulo Carraro, detalha que o trabalho iniciou pela região Sul do município. Nesta quarta-feira (6), as máquinas estão no Lajeado Palmital, situado no bairro Palmital. Mas, no decorrer dos dias, a ação abrangerá toda a cidade. Segundo o secretário, estão trabalhando uma minicarregadeira, uma miniescavadeira, uma escavadeira e um caminhão.
“Nós vamos fazer a retirada do barro que acumulou no rio, dos entulhos e lixo, facilitando o fluxo da água e reduzindo as chances de inundação em dias de muita chuva. Também vamos fazer a limpeza das galerias”, informa Carraro. Ele chama atenção da comunidade para que tenha paciência devido aos transtornos das obras. “Pedimos a colaboração de todos para que não joguem lixo na rua e nos rios, para evitar o entupimento de bueiros e galerias, além de prejudicar o meio ambiente”, alerta o secretário.
Pontos de limpeza:
Sanga Bela Vista: Bairros São Cristóvão, Líder e Bom Retiro.
Rio Passo dos Índios: Bairros Paraíso, Boa Vista, São Pedro, entre o Maria Goretti e Presidente Médici. Centro, entre São Cristóvão e Jardim Itália, Jardim América.
Lajeado Santa Maria: Monte Belo, Santa Maria, Centro.
Lajeado Passo dos Fortes: Santa Paulina, Passo dos Fortes.
Lajeado Passo dos Maias: Passo dos Fortes, São Cristóvão, Pinheirinho.
Taquaruçuzinho: Efapi.