A Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC), em face da proximidade do segundo turno das eleições de 2022 e em respeito aos seus compromissos estatutários, vem a público manifestar-se:
A ACIC defende uma sociedade humana, solidária, livre, pluralista, democrática e fundada no estado de Direito.
A ACIC defende desde suas origens o pleno respeito aos direitos fundamentais da pessoa humana.
A ACIC defende o fortalecimento da família como núcleo social fundamental e a prática cotidiana dos valores cristãos.
A ACIC prega o liberalismo econômico, com a igualdade de oportunidade para trabalhadores, empresários, empreendedores, investidores, deixando ao setor privado o protagonismo dos empreendimentos, convicta de que, como mostra a história da economia através dos séculos, esse é o melhor caminho para a prosperidade, a geração de riquezas, a criação de empregos e a geração de receitas tributárias para o Erário Público financiar as ações sociais.
A ACIC, apesar de professar a predominância do setor privado, entende ser fundamental o papel do Estado na execução de políticas públicas em defesa da infância e da adolescência, dos idosos, da mulher, dos deficientes e demais setores hipossuficientes da sociedade.
A ACIC defende a existência de um Estado Mínimo que prioriza a prestação de serviços estatais típicos como justiça, segurança pública, educação básica, defesa externa, representação diplomática; mantendo uma atuação suplementar onde a iniciativa privada puder e tiver interesse em atuar, como infraestrutura, pesquisa científica e educação superior.
A ACIC defende o direito de propriedade e o direito de empreender.
A ACIC defende a liberdade de expressão e a liberdade de imprensa, esta, garantidora de todas as demais liberdades civis.
A ACIC defende máximo rigor no combate à corrupção e o afastamento definitivo da vida pública de todo agente que malversou dinheiro dos cofres públicos.
A ACIC defende a gestão fiscal responsável e o rigoroso controle das contas públicas.
A ACIC defende a urgência de reformas estruturantes, como a reforma tributária (para tornar racional o sistema tributário nacional), a reforma administrativa (para reduzir o gigantismo e aumentar a eficiência da máquina pública), a reforma do Judiciário (para tornar mais ágil o aparato do Poder Judiciário brasileiro).
Em face desses princípios e fiel a sua campanha Omitir-se não é uma opção, a ACIC defende o voto no candidato que assume, defende e pratica esses valores.
Paz, justiça, prosperidade. É o que a nação brasileira quer.
Chapecó, 21 de outubro de 2022.
ASSOCIAÇÃO COMERCIAL E INDUSTRIAL DE CHAPECÓ – ACIC
LENOIR ANTONIO BROCH
PRESIDENTE