OUÇA AO VIVO

InícioKauê e July por aíTorres Del Paine – Parte 06 – Circuito W_Dia 5

Torres Del Paine – Parte 06 – Circuito W_Dia 5

Leia a coluna de Kauê Vinícius e Juliana Spindula:

Finalizando nossa série sobre Torres Del Paine, vamos falar do dia que fechou o Circuito W.

Se você ainda não leu as colunas anteriores sobre TORRES DEL PAINE, vamos deixar os links para que possa acompanhar cada detalhe dessa viagem inesquecível:

TORRES DEL PAINE – PARTE 01 – Puerto Natales e Full Day
TORRES DEL PAINE – PARTE 02 – Hosteria Pehoe
TORRES DEL PAINE – PARTE 03 – Circuito W – Dias 1 e 2
TORRES DEL PAINE – PARTE 04 –
Circuito W – Dia 3
TORRES DEL PAINE – PARTE 05 – Circuito W – Dia 4

- Continua após o anúncio -

OBJETIVO: CHEGAR A BASE DAS TORRES

A noite na Cabaña Los Cuernos foi – sem nenhuma dúvida – a melhor de todo o Circuito W.

Durante a noite continuou com chuva e frio, assim como todo o quarto dia do Circuito.

Mas a lareira dentro da cabana nos fez esquecer que estávamos no meio da natureza.

Baterias recarregadas, acordamos cedo para o café da manhã.
O dia amanheceu com nuvens e uma leve garoa, o que nos deixou apreensivos quanto a conseguir chegar na Base das Torres.

Decidimos que, como a previsão do tempo para o dia seguinte era de chuva, tentaríamos fazer um dia longo de trekking saindo do Setor Los Cuernos até a Base das Torres para só depois finalizar o Circuito no Camping Central.

Seriam cerca de 12 horas de trilha com a mochila nas costas e muita – MUUUITA – subida.

Saímos por volta das 9h30 da manhã da cabana em direção ao Camping Chileno. Em nosso planejamento inicial, a ideia era passar a noite ali, mas não havia mais disponibilidade quando fizemos as reservas.

Conforme passavam os quilômetros, o céu abria, renovando nossa esperança de chegar ao ponto mais icônico do parque.

Esse trecho é bonito e com muito vento. Felizmente não chovia mais, pois praticamente todo o caminho era aberto, sem proteção das árvores.

Passamos por belas paisagens e pontes sobre corredeiras provenientes do desgelo.

Após cerca de 3 horas de trekking o caminho se divide: a direita para o Setor Central/Las Torres, e a esquerda para o Setor Chileno/Base das Torres.

Seguimos pela esquerda e, após cerca de 1 hora começamos a subir… Subir… Subir…
Não parava mais rsrsrsrsrs

Um trecho muito cansativo até que chegamos ao ponto onde a trilha junta com quem vem do Setor Central/Las Torres. Nesse ponto – extremamente ventoso – tivemos uma bela vista do Vale Ascencio com o Refugio Chileno no ponto mais baixo e percebemos que na Base das Torres chovia muito.

Estávamos exaustos, com muita dor nas costas, quadril e joelhos mas decidimos seguir para ver se o clima ajudaria.

A dor nos fez demorar mais do que o previsto. Levamos cerca de 6 horas e meia do Setor Cuernos até chegar ao Refugio Chileno e, nesse ponto, deveríamos ver as torres de granito que dão nome ao parque, mas não conseguimos. Estava nevando na Base das Torres e não conseguíamos ver nada.

Descansamos um pouco e pontualmente as 16 horas – horário limite para seguir desse ponto – decidimos dar uma última chance e continuar.

Caminhamos por cerca de 30 minutos e tivemos a certeza de que não valia a pena arriscar.

Fomos os últimos a passar pelo Refugio Chileno, o que significava que provavelmente seríamos os últimos a chegar na Base das Torres.

Já havíamos feito esse caminho em 2018 e, naquela oportunidade, o clima estava perfeito e conseguimos ver tudo.

BASE DAS TORRES EM JANEIRO DE 2018

Como esse trecho é de muita subida – e na volta descida – com pedras soltas e o clima estava muito instável, avaliamos que voltar era mais prudente. Não valia arriscar para rever um lugar onde estivemos poucos anos atrás.

Bastante frustrados, mas orgulhos de ter chegado até esse ponto, iniciamos o retorno.

Foram mais 3 horas de trilha em direção ao Setor Central, onde passaríamos a última noite em Torres Del Paine. No retorno as dores acentuaram, além do mal estar pelo esforço extremo.

O Camping Central/Las Torres é bem estruturado. Assim como o Camping Paine Grande, há muito movimento que faz com que os banheiros sejam mais sujos que os acampamentos mais isolados.

Esse é o único acampamento que pudemos cozinhar ao ar livre.

No dia seguinte tivemos uma linda vista das três torres de granito e até pensamos em tentar subir novamente, mas o cansaço e as dores eram grandes e decidimos antecipar nossa passagem de ônibus para voltar a Puerto Natales.

No Centro de Visitantes há um guichê da Bus-Sur – uma das empresas de ônibus que faz o trajeto Puerto Natales/Torres Del Paine – e, caso haja disponibilidade, pode-se antecipar as passagens já compradas ou comprar passagens para quem não se programou.

Sugerimos fortemente que não deixe para a última hora e compre com antecedência de forma online, principalmente no período de alta temporada.

Do Centro de Visitantes até a Portaria Laguna Amarga, onde sai o ônibus até Puerto Natales, há transporte oferecido pelo Las Torres. O valor foi de 5 USD por pessoa e deve-se pagar diretamente no ônibus. O trajeto leva menos de 30 minutos com horário conectado com o ônibus da Bus-Sur.

Aguardamos alguns minutos na Laguna Amarga e embarcamos em nosso ônibus, nos despedindo desse lugar inesquecível chamado Torres Del Paine.

Com certeza o Circuito W será lembrado para sempre como um dos maiores e mais espetaculares desafios de nossas vidas!!!

Gostou das nossas dicas?

Então siga @kaueejulyporai no Instagram, e nos ajude a continuar divulgando destinos.

Na próxima semana traremos mais dicas para você! Até lá…