Muitas pessoas torcem o nariz quando se fala em repetir um destino, pois pensam que a viagem será a mesma. E comprovamos o quanto isso é um erro em nossa última viagem a Torres Del Paine, na Patagônia Chilena.
Havíamos visitado esse destino em 2018 e, naquela oportunidade, alugamos um carro em El Calafate e ficamos 4 dias no Parque fazendo trilhas de no máximo 1 dia. Mas dessa vez resolvemos fazer uma viagem completamente diferente. Chegamos por Puerto Natales e seu modesto aeroporto que recebe voos de Santiago apenas nos meses de temporada.
Decidimos fazer o Circuito W – nas próximas colunas vamos contar todos os detalhes dessa aventura – e não alugar carro, utilizando ônibus e fazendo o Full Day em nosso segundo dia na cidade.
CHEGADA EM PUERTO NATALES
Saímos de nosso hotel em Santiago as 3hs da manhã já que nosso voo sairia as 6h30.
Nosso transfer na capital chilena – de e para o aeroporto – foi feito pela TRANSFER BRASIL e agendamos tudo ainda no Brasil. O atendimento foi muito bom e o serviço pontual. E ainda recebemos de brinde uma caneta para identificar notas falsas e um chip de celular que funcionou perfeitamente tanto em Santiago quanto na Patagônia!
Decolamos pontualmente da capital até Puerto Natales, com escala em Puerto Montt.
Voamos com a JetSmart, uma low cost chilena. Como era de se esperar – por ser uma empresa de baixo custo – o avião não era confortável já que as poltronas não reclinam, todo serviço de bordo é pago e não há entretenimento. Fora isso o avião era relativamente novo, estava limpo e o voo ocorreu de forma tranquila.
O ponto alto da viagem foi sobrevoar o Campo de Gelo do Sul da Patagônia, que é a terceira maior extensão de gelo continental do mundo. Como o céu estava limpo pudemos avistar os Cerros Fitz Roy e Torre, o Glaciar Perito Moreno e o Maciço de Torres Del Paine.
Foi inesquecível!!!!
Pousamos as 10h40 em Puerto Natales e seguimos para a nossa hospedagem.
Uma informação importante já que não há muitas informações a respeito na internet.
Não há necessidade de reservar transfer de forma antecipada.
Ao chegar no aeroporto dirija-se ao guichê da empresa que realiza o trajeto até o centro com vans que está localizado ao lado da esteira das bagagens.
O embarque nas vans é de acordo com a ordem de chegada. O valor foi de 4 mil pesos chilenos por pessoa.
Caso prefira táxi, o valor é tabelado: 10 mil pesos chilenos.
** VALORES DEZEMBRO 2022 **
A van nos deixou na porta do Arte Brisa Hostal Boutique – Arte Brisa Hostal Boutique, Puerto Natales – Preços atualizados 2023 (booking.com), nossa hospedagem em Puerto Natales.
É uma pousada familiar, com poucos quartos, mas tratamento extremamente simpático e solícito.
O café da manhã é servido a partir das 7h30 e caso seu passeio saia mais cedo, eles deixam na noite anterior um lunch box bem completo no quarto.
PRIMEIRO DIA: CONHECENDO PUERTO NATALES
Deixamos nossas coisas na hospedagem e fomos conhecer um pouco da cidade.
Com cerca de 20 mil habitantes não há muito o que fazer na cidade já que, basicamente, é utilizada como base para conhecer Torres Del Paine.
O centrinho é pequeno e movimentado nos finais de tarde, o Muelle Historico rende lindas fotos, e o pôr do sol é maravilhoso!
A alimentação na cidade não é barata.
Mas uma dica de ouro para comer bem e “barato” é o Base Camp – Pizzeria Base Camp (@basecampatagonia) • Fotos e vídeos do Instagram.
A porção de batata frita é enorme e as pizzas são uma delícia. Uma porção grande de fritas, uma pizza grande e um refrigerante de 1,5 litro custou pouco mais de 20 mil pesos chilenos.
E dá pra 3 pessoas comerem bem. Nós comemos em 2, mas porque somos gulosos mesmo. rsrsrsrs
SEGUNDO DIA: FULL DAY EM TORRES DEL PAINE
Para quem não está de carro o Full Day é uma opção fantástica para conhecer os principais mirantes de Torres Del Paine em um dia.
Reservamos nosso tour pelo site denomades.com – Passeios e tours em Puerto Natales e Torres del Paine (denomades.com), e o passeio foi realizado pela Patagonia Planet. –Patagonia Planet (@patagoniaplanet) • Fotos e vídeos do Instagram
A van passou pouco antes das 7hs da manhã e seguimos em direção ao Parque Nacional Torres Del Paine. Após cerca de 1h fizemos nossa primeira parada em Cerro Castilho, uma pequena vila na fronteira com a Argentina, que possui uma lojinha e local para ir ao banheiro.
Após uma parada de 30 minutos seguimos em direção ao Parque e seus mirantes de tirar o fôlego.
O primeiro mirante foi o do Lago Sarmiento onde as primeiras fotos com o Maciço Paine ao fundo.
Depois, seguimos para a Laguna Amarga, em um dos mirantes mais lindos do Parque.
Tivemos MUITA sorte pois o dia estava lindo, quente e quase sem vento(coisa rara nessa época do ano). O efeito de espelho no lago é SURREAL!!!
Após MUITAS fotos seguimos para outro lugar espetacular, a 7,5 km de distância, e que ainda não conhecíamos: a Cascata Rio Paine.
Se estiver de carro, vale muito a visita. É um dos lugares mais lindos de todo o parque!!!
Seguindo nosso passeio, nos dirigimos até a Portaria Laguna Amarga onde os guardas parques solicitam os ingressos adquiridos com antecedência para acesso ao Parque.
São dois tipos de ingresso: até 3 dias e superior a 3 dias.
Os ingressos podem – e devem – ser adquiridos de forma online através do site aspticket.cl –Flujo de Compra Paso 1 (aspticket.cl)
Passados os trâmites de entrada no Parque, fomos em direção a Estância Pudeto, com algumas paradas em outros mirantes espetaculares.
Torres Del Paine é um destino tão único que cada mirante é mais lindo que o outro.
E dentre esses mirantes, o Mirante do Lago Nordenskjöld é simplesmente SURREAL!!!
Chegando a Estância Pudeto, fomos ao Mirante da Cascata Salto Grande e seu tom de azul-turquesa incomparável.
Além de tirar fotos da Cascata, pudemos ficar mais próximos dos Cuernos, espetaculares formações de granito que se destacam na paisagem.
A última parada no Parque foi a praia do Lago Grey. Ali tivemos a opção de tirar algumas fotos na praia ou almoçar em um restaurante no local.
Optamos por comer nosso lunch box fornecido pela hospedagem de Puerto Natales e caminhar pela praia.
CUEVA DEL MILODON
Para finalizar o passeio, seguimos por pouco mais de 1h em direção ao Monumento Natural Cueva del Milodón, localizado 25 km a noroeste de Puerto Natales.
Com 30 metros de altura e mais de 200 de profundidade, trata-se de uma caverna enorme onde foram encontradas evidências de que o homem já habitava a região há pelo menos 12 mil anos.
Nessa caverna também vivia, há cerca de dez mil anos, o milodón – milodonte em português – uma espécie de preguiça gigante com até três metros de altura e pesando mais de 200 quilos.
Embora não tenha a beleza do Parque Torres Del Paine, é um passeio que vale a pena. A caverna é impressionante e tem uma estátua de um milodonte em tamanho real.
Os ingressos também podem ser adquiridos antecipadamente no site aspticket.cl – Flujo de Compra Paso 1 (aspticket.cl)
Ficamos por cerca de 30 minutos na caverna e, após, retornamos a Puerto Natales.
No próximo post vamos falar sobre como chegar ao Parque Torres Del Paine de ônibus e sobre nossa hospedagem de 2 dias em uma pousada com a melhor vista de todo o Parque!
Gostou das nossas dicas?
Então siga @kaueejulyporai no Instagram, e nos ajude a continuar divulgando destinos.
Na próxima semana traremos mais dicas para você! Até lá…