OUÇA AO VIVO

InícioCULTURA"Sapo no sapato" e outras curiosidades registradas em sala de audiência no...

“Sapo no sapato” e outras curiosidades registradas em sala de audiência no Oeste de SC viram livro

Saiba mais

Foto: Divulgação/TJSC

“Fui numa audiência de mediação familiar, com propósito de facilitar o divórcio, que a ex-esposa entregou pertences ao ex-marido. Um sapato dele veio com uma ‘surpresa’: um sapo.” A situação inusitada motivou o analista administrativo e mediador Ricardo Conter, da comarca de Mondaí, no Oeste de Santa Catarina, a registrar os acontecimentos engraçados, pitorescos ou emocionantes que presenciou.

O livro “Toca pra frente” será lançado nesta sexta-feira (04), e pode ser adquirido por moradores de qualquer parte do Brasil. O sapo no sapato é a primeira das 35 crônicas que compõem a obra literária: “Já tinha vivenciado outros fatos que mereceriam registro nos cinco anos em que atuo como mediador familiar, mas esse em questão me convenceu que poderia render um trabalho interessante. Sempre com o cuidado de usar nomes fictícios para as partes e municípios, para preservar a identidade dos envolvidos”, conta Ricardo.

A última crônica foi incluída depois da conclusão do livro. A história de um ex-casal que concordou em compartilhar a guarda do cão de estimação merecia entrar. Os envolvidos até acordaram dias e horários de visita, além de valor para pensão alimentícia do cachorro: “A primeira e a última histórias inspiraram a capa. A ideia foi da minha filha mais nova, Olívia. E a mais velha, Manuela, expressou as situações em desenho, com grande sensibilidade”, relata Conter.

- Continua após o anúncio -

Quando as partes não chegam a um acordo, é comum ouvir na sala de audiência a expressão “Toca pra frente!”, como decisão de deixar o processo tramitar normalmente. Foi daí que surgiu o nome do livro: “O que percebo é que as pessoas falam isso como um apelo de que ‘Tanto faz!’ ou ‘Seja o que Deus quiser!’ Pareceu perfeito para nomear uma série de ocorridos em audiências”, explica Conter, ao reforçar que uma tentativa de acordo pode ser solicitada por qualquer das partes, em qualquer etapa do processo.

O livro será comercializado ao preço de R$ 30. Se ficou curioso, adiante a leitura porque, assim como os processos, a arte também precisa continuar e outra edição já está nos planos do servidor escritor.

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

141,000SeguidoresCurtir
71,800SeguidoresSeguir
56,300SeguidoresSeguir
12,500InscritosInscreva-se