domingo, janeiro 4, 2026
InícioINTERNACIONALVÍDEO: Trump anuncia ataque à Venezuela e diz que Maduro foi capturado...

VÍDEO: Trump anuncia ataque à Venezuela e diz que Maduro foi capturado após explosões em Caracas

Foto: Divulgação

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou neste sábado (3) que o país realizou um ataque militar de grande escala contra a Venezuela e que o presidente Nicolás Maduro foi capturado junto com sua esposa e retirado do território venezuelano por via aérea. O anúncio ocorreu após uma série de explosões atingirem Caracas durante a madrugada, provocando apagões, incêndios em instalações militares e forte clima de tensão no país.

Segundo Trump, a operação foi conduzida em conjunto com forças de segurança americanas. A declaração foi publicada na rede social Truth Social, onde o presidente informou ainda que mais detalhes seriam divulgados posteriormente. Uma coletiva de imprensa foi anunciada para as 11h (horário local; 13h em Brasília), em Mar-a-Lago, na Flórida.

Durante a madrugada deste sábado, moradores de Caracas relataram fortes explosões e viram colunas de fumaça se formando em diferentes pontos da capital. Vídeos compartilhados nas redes sociais mostram detonações, incêndios e aeronaves voando a baixa altitude. Regiões da cidade ficaram sem energia elétrica, segundo jornalistas e colaboradores da BBC Mundo.

- Continua após o anúncio -

As explosões começaram pouco depois das 2h e foram registradas, entre outros locais, na base aérea de La Carlota e nas proximidades do Forte Tiuna, o maior complexo militar da Venezuela. Imagens feitas à distância mostram incêndios na área militar após os ataques.

Tradução da imagem feita por IA:

Os Estados Unidos da América realizaram com sucesso um ataque de grande escala contra a Venezuela e seu líder, o presidente Nicolás Maduro, que foi, junto com sua esposa, capturado e retirado do país por via aérea. Esta operação foi realizada em conjunto com as forças de segurança dos Estados Unidos. Mais detalhes serão divulgados em breve. Haverá uma coletiva de imprensa hoje, às 11h, em Mar-a-Lago. Obrigado pela atenção a este assunto!
Presidente DONALD J. TRUMP

Antes da publicação de Trump, o governo venezuelano classificou o episódio como uma “gravíssima agressão militar” dos Estados Unidos. Em comunicado oficial, Caracas afirmou que os ataques atingiram localidades civis e militares da capital e também áreas dos estados de Miranda, Aragua e La Guaira.

O governo declarou que a ação ameaça a paz e a estabilidade internacional, especialmente na América Latina e no Caribe, e convocou forças sociais e políticas para mobilização contra o que chamou de “ataque imperialista”. Nicolás Maduro, segundo a nota oficial, decretou estado de comoção externa em todo o território nacional e afirmou que o país se reserva o direito de legítima defesa, conforme a Carta das Nações Unidas.

Até o momento, o governo venezuelano não confirmou a captura de Maduro. Trump também não detalhou como a suposta prisão ocorreu nem para onde o presidente venezuelano teria sido levado.

A operação acontece em meio a um período de forte escalada de tensão entre os dois países. Os Estados Unidos consideram Maduro um presidente ilegítimo e o acusam de envolvimento com o narcotráfico, acusações que o líder venezuelano nega. Washington havia oferecido uma recompensa de US$ 50 milhões por informações que levassem à prisão do presidente.

Nos últimos meses, os EUA intensificaram sua presença militar no Caribe e realizaram dezenas de ataques contra embarcações que afirmam estar ligadas ao tráfico de drogas. Desde setembro, mais de 110 pessoas morreram em ações desse tipo, segundo dados divulgados por autoridades americanas.

A jornalista Vanessa Silva, moradora de Caracas, relatou que uma das explosões foi visível da janela de sua casa. “Foi enorme, mais forte que um raio. O prédio inteiro tremeu”, afirmou.

A situação segue em desenvolvimento e novas informações devem ser divulgadas ao longo do dia.

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

147,000SeguidoresCurtir
120,000SeguidoresSeguir
13,000InscritosInscreva-se

Participe do Grupo no Whatsapp do ClicRDC e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp