quarta-feira, outubro 29, 2025
InícioINTERNACIONALVÍDEO: Furacão Melissa baixa para categoria 3 e atinge Cuba após devastar...

VÍDEO: Furacão Melissa baixa para categoria 3 e atinge Cuba após devastar Jamaica

Mais de 700 mil pessoas foram evacuadas

O Furacão Melissa, o segundo mais forte que se tem registro na história do oceano Atlântico, com ventos de quase 300 km/h deixou mais de meio milhão de pessoas desabrigadas na Jamaica, após tocar o solo na última terça-feira (28). O rastro de destruição foi sentido por toda a ilha caribenha, segundo o ministro do Governo Local, Desmond McKenzie, “Jamaica passou por um dos seus piores momentos”.

Logo em seguida, na madrugada de quarta-feira (29), alcançou a costa sudeste de Cuba, nas províncias de Santiago de Cuba, Guantánamo, Holguín, Las Tunas e Granma, onde alertas de furacão foram emitidos. As autoridades de Cuba mobilizaram esforços de evacuação em massa — mais de 700 mil moradores deixaram suas casas em áreas de risco, segundo o presidente Miguel Díaz‑Canel.


A passagem da tempestade trouxe chuvas intensas (com possibilidade de mais de 500 mm em zonas montanhosas), rajadas fortes e risco elevado de deslizamentos e inundações repentinas. Em paralelo, a Jamaica enfrenta graves consequências: danos generalizados em infraestrutura, alagamentos, quedas de energia para mais de meio milhão de pessoas e mortes esperadas.

- Continua após o anúncio -


Especialistas alertam que a rapidez de fortalecimento do Melissa está diretamente ligada às águas oceânicas anormalmente quentes, fenômeno que reforça o impacto de eventos extremos — o que coloca em evidência os efeitos das mudanças climáticas. A trajetória prevista aponta que o furacão deixará Cuba e seguirá para as Bahamas ainda nesta quarta-feira, onde outras províncias estão em estado de alerta, antes de continuar para o norte do Atlântico.


Até o momento não há estimativas finais de danos em Cuba, e o número de vítimas ainda é incerto. As autoridades acompanham a situação e mantêm reforço nos sistemas de emergência para as próximas horas.

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

147,000SeguidoresCurtir
120,000SeguidoresSeguir
13,000InscritosInscreva-se

Participe do Grupo no Whatsapp do ClicRDC e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp