


Mais de mil pessoas foram evacuadas devido às fortes chuvas que atingem a província de Buenos Aires, na Argentina, desde a manhã de sexta-feira (16). A tempestade, que se intensifica neste sábado (17), já provoca sérios alagamentos na capital do país e em sua região metropolitana, onde vivem cerca de 15 milhões de pessoas.
As cidades de Zárate e Campana, localizadas a cerca de 90 quilômetros da capital, estão entre as mais atingidas. Somente em Zárate, mais de 200 pessoas foram levadas para abrigos improvisados, e o número deve aumentar ao longo do dia.
— Está chovendo muito forte desde o meio-dia de ontem. Já passamos dos 330 milímetros de chuva acumulada, o que é muito acima da média — declarou o prefeito de Zárate, Marcelo Matzkin, à emissora TN.
Com o transbordamento de rios e córregos, pelo menos sete rodovias foram afetadas, incluindo a Rota Nacional 9, uma das principais do país, que liga Buenos Aires à Bolívia. Caminhões e ao menos dois ônibus ficaram ilhados. Passageiros passaram a noite dentro dos veículos aguardando socorro.
— Temos 10 centímetros de água dentro do ônibus… isso é um mar — lamentou Daniel, motorista de um dos coletivos presos na enchente.
A previsão do Serviço Nacional de Meteorologia da Argentina é de chuvas intensas durante todo o sábado e madrugada de domingo. O fenômeno vem apenas dois meses e meio após as inundações em Bahía Blanca, que deixaram 18 mortos e prejuízos de mais de US$ 400 milhões.