segunda-feira, julho 27, 2026
InícioINTERNACIONALJornais argentinos repercutem fala de Durigan e apontam agravamento da crise entre...

Jornais argentinos repercutem fala de Durigan e apontam agravamento da crise entre Brasil e Argentina

Declaração do ministro da Fazenda ganhou destaque na imprensa argentina após críticas de Javier Milei ao governo brasileiro durante evento político.


⚡ Em Resumo:

  • O que é: Jornais argentinos repercutiram a declaração do ministro da Fazenda, Dario Durigan, que chamou Javier Milei de “palhaço”.
  • Números principais: Dois dos principais jornais da Argentina, Clarín e La Nación, destacaram o episódio.
  • Onde: Brasil e Argentina.
  • Quem afeta: Governos dos dois países, relações diplomáticas e o debate político entre Brasil e Argentina.

Por que a declaração de Dario Durigan repercutiu na Argentina?

A declaração do ministro da Fazenda, Dario Durigan, chamando o presidente da Argentina, Javier Milei, de “palhaço”, ganhou destaque nesta segunda-feira (27) nos principais veículos de imprensa argentinos. Os jornais Clarín e La Nación classificaram o episódio como mais um capítulo da crise diplomática entre os dois países.

A manifestação ocorreu após Milei fazer críticas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva e à economia brasileira durante o lançamento da candidatura de Flávio Bolsonaro (PL) à Presidência da República.

O que disse o ministro da Fazenda?

Em entrevista à Rádio Jornal, de Pernambuco, Dario Durigan afirmou que a economia brasileira apresenta indicadores melhores do que a argentina e criticou a postura do presidente argentino.

- Continua após o anúncio -

Após a repercussão, o ministro declarou à GloboNews que a fala foi uma iniciativa pessoal e não representa uma posição oficial do governo federal. Segundo ele, decidiu responder porque as críticas de Milei atingiram diretamente a área econômica sob sua responsabilidade.

O que motivou a troca de declarações?

Durante a convenção do Partido Liberal (PL), Javier Milei chamou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva de “ladrão” e “presidiário”. O presidente argentino também criticou o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, e fez ataques ao governo brasileiro.

As declarações provocaram reação do Palácio do Planalto e do Ministério das Relações Exteriores. O chanceler Mauro Vieira classificou as falas de Milei como “graves e inaceitáveis”, enquanto o governo brasileiro convocou o embaixador em Buenos Aires para consultas.

Como a imprensa argentina tratou o episódio?

O jornal Clarín destacou que as declarações ampliaram a tensão diplomática entre Brasil e Argentina. A publicação ressaltou a resposta do governo brasileiro e a convocação do embaixador brasileiro na Argentina para consultas.

Já o La Nación também repercutiu a resposta de Dario Durigan e apresentou o episódio como mais um desdobramento do desgaste nas relações entre os governos de Luiz Inácio Lula da Silva e Javier Milei, que vêm trocando críticas públicas desde o início do mandato do presidente argentino.

Fonte: G1

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

147,000SeguidoresCurtir
120,000SeguidoresSeguir
13,000InscritosInscreva-se

Participe do Grupo no Whatsapp do ClicRDC e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp