O Irã lançou mísseis contra Israel nesta terça-feira (1), em resposta à escalada de tensões no Líbano e à morte de líderes do Hezbollah e Hamas. O ataque resultou no fechamento do espaço aéreo israelense, com voos sendo desviados para outros destinos. Sirenes de ataque aéreo soaram por todo o país, incluindo Jerusalém.
Em meio ao crescente conflito entre Israel e grupos financiados pelo Irã no Líbano, como o Hezbollah, o Irã confirmou que realizou disparos de mísseis em retaliação. De acordo com fontes militares israelenses, mais de 100 mísseis foram lançados, atingindo, entre outros alvos, a Universidade de Tel Aviv. Sirenes de ataque aéreo soaram em diversas cidades, incluindo Jerusalém, levando a população a buscar refúgio.
O ataque teria sido motivado pela morte de líderes do Hezbollah e Hamas, conforme comunicado emitido pela Guarda Revolucionária iraniana. O Exército de elite do Irã ameaçou novas ações caso Israel responda aos ataques: “Se o regime sionista reagir, enfrentará ataques devastadores”, declarou a Guarda, segundo a agência Fars.
Simultaneamente, a cidade de Tel Aviv foi palco de um ataque a tiros, que deixou ao menos sete feridos. As autoridades israelenses estão tratando o incidente como um possível atentado terrorista.
Fonte: Fars