O furacão Milton deve ganhar força nesta última terça-feira (8) enquanto passa pela Península de Yucatán, no México, a caminho da Costa do Golfo da Flórida, onde mais de 1 milhão de pessoas foram orientadas a evacuar antes da chegada da tempestade. As autoridades alertam que Milton pode ser uma das tempestades mais destrutivas a atingir a região em décadas.
A costa oeste da Flórida, ainda em recuperação após o furacão Helene, que devastou a área há menos de duas semanas, já se prepara para a chegada da tempestade, esperada para esta quarta-feira na Baía de Tampa. Esta seria a primeira vez desde 1921 que um furacão atinge diretamente essa região densamente povoada.
O Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC) projeta ondas de tempestade de até 4,5 metros e chuvas de até 254 milímetros, com alto risco de inundações nas áreas baixas. “Milton tem o potencial de ser um dos furacões mais destrutivos já registrados na região centro-oeste da Flórida”, alertou o NHC.
O governador Ron DeSantis mobilizou 8 mil membros da Guarda Nacional e equipes de emergência para as áreas que estão na trajetória do furacão. “O tempo está se esgotando para os preparativos. Siga os avisos e execute seu plano de evacuação”, disse DeSantis.
Alguns moradores, como Ken Wood, de Dunedin, decidiram não correr riscos. Após desafiar ordens de retirada durante o furacão Helene, Wood e seu gato Andy estão evacuando. “Não vamos cometer o mesmo erro novamente”, disse ele, enquanto mais de 500 mil pessoas no condado de Pinellas, e outras milhares em Hillsborough e Lee, receberam ordens para deixar suas casas.
Com as previsões de impacto crescente, a Flórida se prepara para mais uma devastadora tempestade.