Cinco anos após a pandemia de covid-19, que deixou quase 7 milhões de mortos em todo o mundo, a China enfrenta um novo surto viral que está pressionando seu sistema de saúde e despertando a atenção da Organização Mundial da Saúde (OMS). O surto é atribuído ao metapneumovírus humano (HMPV), um vírus pouco conhecido cujos sintomas se assemelham aos da gripe comum.
De acordo com cientistas, o HMPV pode ser altamente contagioso, comparável ao coronavírus. Vídeos compartilhados nas redes sociais mostram hospitais lotados no país, com alegações de que a doença seria causada por uma combinação de múltiplos vírus.
Embora a OMS esteja monitorando a situação, o surto é considerado sazonal na China, ocorrendo principalmente durante o inverno, que vai de 21 de dezembro a 20 de março, e no início da primavera, a partir de 21 de março.
Os grupos mais afetados pelo vírus são crianças de até cinco anos, idosos e pessoas com o sistema imunológico comprometido. Apesar das preocupações, especialistas ressaltam que o HMPV não é uma novidade, mas reforçam a necessidade de cuidados com as populações mais vulneráveis para evitar complicações graves.