OUÇA AO VIVO

InícioINTERNACIONALAstronautas 'presos' no espaço em nave da Boeing

Astronautas ‘presos’ no espaço em nave da Boeing

Butch Wilmore e Suni Williams decolaram dos Estados Unidos em 5 de junho e deveriam retornar à Terra no dia 12, mas volta já foi adiada três vezes. Nasa citou vazamento de hélio e falha em propulsores

Butch Wilmore e Suni Williams, astronautas da Nasa que estão à bordo da espaçonave Starliner. — Foto: AP Photo/Chris O’Meara

Os astronautas Barry “Butch” Wilmore e Suni Williams deveriam ter voltado à Terra em 12 de junho. O retorno, no entanto, já foi adiado três vezes… e agora sequer tem data marcada.

A dupla foi enviada à Estação Espacial Internacional (ISS) em 5 de junho, em uma missão de (supostamente) 8 dias, no primeiro voo tripulado da espaçonave Starliner, da Boeing. Só que, segundo a Agência Espacial Americana (Nasa), problemas nos propulsores e vazamentos de hélio bagunçaram todo o cronograma.

Dois astronautas americanos estão presos no espaço há 15 dias, sem previsão de retornar. A dupla foi enviada à Estação Espacial Internacional (ISS) em 5 de junho, em uma missão de (supostamente) 8 dias, no primeiro voo tripulado da espaçonave Starliner, da Boeing. Só que, segundo a Agência Espacial Americana (Nasa), problemas nos propulsores e vazamentos de hélio bagunçaram todo o cronograma.

- Continua após o anúncio -

Butch Wilmore e Suni Williams retornariam à Terra no dia 12 de junho. Na sexta-feira (21), a Nasa, através de um comunicado, informou que o pouso era esperado para esta quarta (26). O cronograma foi reajustado, mas nenhuma data exata para o retorno foi divulgada.

A nave Starliner pode ficar ancorada na ISS por no máximo 45 dias, segundo autoridades da agência espacial estadunidense.

Lançamento da espaçonave Starliner, da Boeing, na manhã de 5 de junho, rumo à Estação Espacial Internacional — Foto: AP Photo/Chris O’Meara

Quem é Barry Wilmore?

  • Criado em Mount Juliet, no Teennesse (EUA), Wilmore tem 61 anos e é capitão aposentado da Marinha americana.
  • Ele já passou 178 dias no espaço ao longo da carreira. Foram 8 mil horas de voo e 663 pousos em porta-aviões.
  • Participou de voos em ações militares no Iraque e na Bósnia.
  • A missão da Boeing é a sua terceira na Estação Espacial Internacional.
  • Fez parte da Expedição 41, entre setembro e novembro de 2014, para explorar a composição de meteoros e as alterações musculares e ósseas causadas pelo espaço. Nessa missão, passou 167 dias fora da Terra e fez 4 caminhadas espaciais.
  • É casado com Deanna Newport e tem duas filhas.

Quem é Suni Williams?

  • Aos 58 anos, é astronauta da Nasa desde 1998 e veterana de duas missões espaciais.
  • É a segunda astronauta mulher com maior tempo de caminhada no espaço: 50 horas e 40 minutos.
  • Já passou mais de 3 mil horas voando, em 30 aeronaves diferentes.
  • Como membro da tripulação do NEEMO2, ela ficou embaixo d’água por 9 dias no laboratório submarino Aquarius, da Nasa.
  • Em 1989, foi promovida a aviadora naval e passou a se reportar ao Esquadrão de Combate de Helicópteros nos EUA. Participou de missões no Mediterrâneo, no Mar Vermelho e no Golfo Pérsico.
  • Em setembro de 1992, fez parte de uma operação de socorro às vítimas do Furacão Andrew em Miami, na Flórida.
  • É casada e considera Needham, em Massachusetts (EUA), sua cidade natal.

Por G1

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

146,000SeguidoresCurtir
103,500SeguidoresSeguir
55,600SeguidoresSeguir
12,800InscritosInscreva-se