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Reajuste nos combustíveis: Impactos na economia, transporte e agronegócio brasileiro

Confira a coluna do Doutor em Ciências Contábeis e Administração Givanildo Silva

Foto: ClicRDC

Os brasileiros têm assistido nas últimas semanas uma intensa discussão sobre o reajuste dos combustíveis. A Petrobras anunciou recentemente um aumento de R$ 0,41 no preço da gasolina, impactando diversos setores da economia nacional, especialmente o transporte e o agronegócio.

De acordo com as informações coletadas de diversas fontes de notícias, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, indicou que o reajuste dos combustíveis tem um impacto previsto de 0,40 ponto percentual no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) entre agosto e setembro. A XP Investimentos, por sua vez, também realizou uma projeção, corroborando com as estimativas apresentadas por Campos Neto.

A repercussão dessa alta não se limita apenas ao índice inflacionário. Em algumas regiões, já há relatos de restrição na entrega de combustíveis, segundo a Federação Nacional do Comércio de Combustíveis e de Lubrificantes (Fecombustível). O cenário gera uma preocupação iminente quanto ao abastecimento, ainda que o Ministro da Economia tenha descartado riscos maiores nesse sentido.

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O setor de transporte é, sem dúvidas, um dos mais afetados. Com o aumento no valor da gasolina e do diesel, a tendência é que os custos operacionais de empresas de transporte coletivo e de cargas também cresçam, levando a possíveis reajustes nas tarifas e fretes. A população, consequentemente, pode sentir no bolso esse aumento, não apenas ao abastecer seus veículos, mas também ao utilizar transportes públicos e ao comprar produtos que dependam de logística rodoviária.

No agronegócio, o reajuste dos combustíveis pode ter reflexos diretos e indiretos. O transporte de grãos, insumos e demais produtos agrícolas é majoritariamente feito por rodovias no Brasil, o que significa que o aumento no preço do diesel pode encarecer o frete e, por consequência, o preço final dos alimentos. Além disso, a utilização de máquinas agrícolas, que também dependem de combustíveis, pode ter seus custos operacionais elevados.

No entanto, apesar do reajuste, algumas fontes apontam que a gasolina ainda terá uma defasagem de preço de 2,1%, mesmo com a atualização dos valores. O preço do litro da gasolina e do etanol se estabilizaram sendo vendidos a R$ 5,53 e R$ 3,39, respectivamente.

Outra questão que chama atenção é a prática de alguns postos de combustível em aumentar o preço da gasolina antes do prazo oficial. Esse comportamento pode levar a distorções momentâneas e potencializar a sensação de alta nos preços para o consumidor final.

Por fim, analistas sugerem que a alta da gasolina ainda não altera a rota da inflação. No entanto, é evidente que o país precisa acompanhar de perto os desdobramentos desse reajuste, dado seu potencial de impacto em diversas camadas da sociedade e setores da economia.

O debate sobre a composição de preços dos combustíveis e a política de reajustes da Petrobras continuará sendo pauta em diversos fóruns de discussão. Enquanto isso, consumidores e setores produtivos aguardam medidas que possam atenuar os efeitos dessa alta nos seus orçamentos e operações.

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