quarta-feira, abril 2, 2025
InícioGestão & NegóciosMais da metade dos brasileiros considera economia ruim, aponta AtlasIntel

Mais da metade dos brasileiros considera economia ruim, aponta AtlasIntel

Levantamento mostra piora na percepção pública sobre mercado de trabalho, situação familiar e inflação

Foto: Divulgação / Redes sociais.

Percepção econômica negativa domina cenário nacional

A mais recente pesquisa da AtlasIntel (divulgada em 1º de abril), realizada entre 20 e 24 de março de 2025 com 4.659 brasileiros, revela que 55% dos entrevistados classificam a economia como ruim. O estudo indica um aumento de 25 pontos percentuais na insatisfação da população em relação ao cenário econômico do país. Apenas 30% consideram a economia boa, enquanto 15% a descrevem como normal.

Quando o foco recai sobre o mercado de trabalho, 44% dos entrevistados têm uma visão negativa, 38% acreditam que está bom e 18% avaliam como normal. Já sobre a situação econômica familiar, 37% afirmam estar em condição ruim, 36% boa e 27% consideram normal.

- Continua após o anúncio -

Expectativas futuras divididas entre otimismo e pessimismo

A pesquisa também mediu as expectativas dos brasileiros para os próximos seis meses. Houve aumento de 15 pontos na expectativa de melhora na situação familiar. Em relação ao mercado de trabalho, 45% acreditam em melhora, 24% em estabilidade e 30% em piora. Quanto à economia nacional, 42% apostam em melhora, 18% acreditam em estabilidade e 40% temem piora.


Inflação preocupa: renda não acompanha aumento dos preços

Outro dado alarmante é que 75% dos brasileiros dizem que sua renda não acompanha o aumento dos preços, enquanto 25% afirmam o contrário. Quando questionados sobre as causas da inflação, a maioria (56,9%) responsabiliza as políticas econômicas do governo. Outros 26,4% culpam a especulação de empresas, 6,6% apontam causas naturais de mercado, 5,2% citam eventos climáticos, 2,1% a valorização do dólar e 1,9% os problemas no comércio internacional.

Para 62,5% dos entrevistados, o governo deveria agir mais fortemente para conter a inflação. Já 35,9% consideram as medidas atuais adequadas.


Avaliação do governo em queda

A pesquisa também apontou que 49,6% avaliam o governo federal como ruim ou péssimo, enquanto 37,4% o classificam como ótimo ou bom. Outros 12,5% veem como regular e apenas 0,5% não souberam responder.

Quanto à forma de governar do presidente, 53,6% desaprovam sua atuação e 44,9% aprovam.


Metodologia da pesquisa

O levantamento da AtlasIntel foi feito por meio de recrutamento digital aleatório. A amostra contou com 4.659 entrevistas realizadas em todo o país, com margem de erro de 1 ponto percentual e nível de confiança de 95%.

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

147,000SeguidoresCurtir
120,000SeguidoresSeguir
13,000InscritosInscreva-se

Participe do Grupo no Whatsapp do ClicRDC e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp