A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Polícia de Pinhalzinho, no Oeste de Santa Catarina concluiu inquérito que apurou a morte da cachorrinha Sofya. O crime aconteceu no dia 01 de agosto de 2020, na linha Anta Gorda, interior de Pinhalzinho. Conforme a Polícia Civil, dois homens, um de 31 anos, e outro, de 34 anos, passaram de motocicleta pela residência da família de Sofya, quando um deles efetuou um disparo de arma de fogo contra o animal.
Segundo a Polícia Civil, o disparo foi realizado com um rifle calibre .22 e perfurou o corpo da cachorra. A bala entrou pela região superior direita, próximo ao pescoço e saiu por baixo, à esquerda. Conforme a Polícia Civil, o disparo de arma de fogo causou a morte instantânea do animal.
A Polícia Civil informou, que em um primeiro momento, os dois suspeitos alegaram que o disparo foi acidental e que foi realizado com espingarda de pressão, o que não condizia com os demais elementos coletados.
Posteriormente, um dos ocupantes da moto confessou ao Delegado o crime. Contou que levavam um rifle calibre .22 e que seu primo, que estava na garupa da moto, efetuou o disparo com a arma na direção do animal. Ao ser interrogado, o autor do disparo optou por permanecer em silêncio.
O autor do disparo foi indiciado por porte ilegal de arma de fogo, disparo de arma de fogo e maus tratos, enquanto o motorista, por porte ilegal de arma de fogo.