


A Unochapecó acaba de lançar o Programa de Desenvolvimento de Líderes LIDERA UNO, uma iniciativa transformadora voltada à capacitação de estudantes que exercem funções de liderança nos cursos de graduação. Com início em 2025, o projeto tem como meta fortalecer habilidades como autoconhecimento, inteligência emocional, comunicação, inovação e, sobretudo, a liderança comprometida com o bem comum.
Vivência com líderes inspiradores
Com uma carga horária de 60 horas, o LIDERA UNO será dividido em três etapas principais: formação teórica e vivencial, mentorias coletivas e mentorias individuais. O destaque do programa está no contato direto dos estudantes com líderes mentores, profissionais reconhecidos na região por sua atuação em instituições de destaque. Eles compartilharão suas trajetórias, desafios e aprendizados com os futuros líderes.
A nova era da liderança já começou, e esses mentores são verdadeiras inspirações para quem deseja causar impacto positivo na sociedade
aponta a prof. Dra. Cleunice Zanella
Teoria aliada à prática
As formações presenciais serão conduzidas por docentes da Unochapecó e utilizarão ferramentas como análise SWOT pessoal, metas SMART e plano de desenvolvimento individual (PDI). Já nas mentorias coletivas, os estudantes participarão de rodas de conversa e painéis com os líderes convidados, enquanto nas mentorias individuais, terão a oportunidade de acompanhar por um dia inteiro a rotina do mentor, vivenciando o cotidiano de tomada de decisões e gestão.
Seleção dos participantes
A seleção será feita por meio de edital público, e os interessados deverão realizar inscrição com a gravação de um vídeo apresentando suas motivações e expectativas. Em 2025, a Unochapecó conta com mais de 200 líderes de turma, que são o público-alvo prioritário da iniciativa.
Compromisso com o desenvolvimento regional
A proposta do LIDERA UNO está alinhada à missão e à visão da universidade previstas no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI 2025/2029), que busca formar profissionais cidadãos e promover o desenvolvimento sustentável por meio da inovação, da excelência no ensino e da geração de soluções transformadoras.
Mais do que formar líderes para o mercado, queremos formar agentes de mudança, comprometidos com as pessoas e com a região
conclui a professora Cleunice