Feira da carne será em 2026 com novo pavilhão

A Associação Comercial, Industrial, Agronegócio e Serviços de Chapecó (ACIC) anunciou a transferência da 14ª edição da Feira Internacional de Negócios, Processamento e Industrialização da Carne (Mercoagro) para 17 a 20 de março de 2026. A mudança ocorre devido aos atrasos nas obras de modernização do Parque de Exposições, que incluem a construção de um novo pavilhão de três andares e climatização de todos os espaços, com investimentos de R$ 40 milhões.
A decisão visa preservar a qualidade, a segurança e a experiência dos expositores e visitantes, garantindo que a Mercoagro mantenha sua posição como a maior feira do setor de carne da América Latina.
Empresários são capacitados para lidar com riscos psicossociais


O Sindicato do Comércio da Região de Chapecó (Sicom) promoveu um workshop sobre a nova Norma Regulamentadora 1 (NR-1), que obriga a inclusão de riscos psicossociais no Programa de Gerenciamento de Riscos das empresas. A atualização foi motivada pelo aumento de afastamentos relacionados à ansiedade e depressão no ambiente de trabalho.
Embora a regulamentação entre em vigor em 26 de maio, as empresas terão 12 meses de adaptação antes de começarem as autuações. Uma Comissão Nacional Tripartite Temática acompanhará a implementação da nova norma.
Simec oferece cursos gratuitos de qualificação industrial

O Sindicato Empresarial das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico da Região de Chapecó (Simec), em parceria com Sesi e Senai, lançou o programa Simec + Transformação, disponibilizando cursos gratuitos para profissionais da indústria eletrometalmecânica. As qualificações abrangem Metrologia Industrial, Eletrônica Veicular, Desenho em CAD – 2D e Leitura e Interpretação de Desenho Técnico.
As aulas presenciais iniciam em maio e junho, com foco em ampliar a profissionalização, a empregabilidade e a qualidade de vida dos trabalhadores associados.
Jovens empreendedores investem em comunicação e oratória




- O Núcleo de Jovens Empreendedores da ACIC organizou um curso de oratória para aprimorar técnicas de comunicação verbal, não verbal e vendas. O treinamento abordou tópicos como influência, storytelling, controle da ansiedade e programação neurolinguística.
O objetivo é fortalecer a capacidade dos jovens nucleados em networking, liderança e negociação, ferramentas fundamentais para o sucesso no ambiente de negócios contemporâneo.