
Os Jogos Paralímpicos de Tóquio começam na próxima terça-feira (24) e a expectativa é grande para o desempenho do Brasil. O evento segue até 5 de setembro e terá a participação de 131 países
A Competição que será aberta com desfile das delegações terá início com a passagem dos medalhistas brasileiros Petrúcio Ferreira, do atletismo, e Evelyn Oliveira, da bocha que serão os porta-bandeiras do Brasil na cerimônia.
A delegação brasileira é composta por 260 atletas (incluindo atletas sem deficiência como guias, calheiros, goleiros e timoneiro), sendo 164 homens e 96 mulheres, além de comissão técnica, médica e administrativa. Ao todo, os brasileiros somam 434 pessoas, sendo a maior missão do país em competições paralímpicas.
A modalidade com o maior número de atletas será o atletismo com 65 representantes e 19 atletas-guia. Na última edição do Mundial da modalidade, em 2019, o Brasil alcançou o inédito e histórico segundo lugar no quadro geral de medalhas.
A natação, segunda modalidade com o maior número de representantes, também vai estrear no primeiro dia do evento com o multimedalhista Daniel Dias (classe S5), Carol Santiago (S12) e Phelipe Rodrigues (S10).
Também na terça-feira , a Seleção masculina de goalball enfrenta a Lituânia, a partir das 21h, pela primeira fase do Grupo A, enquanto a feminina encara os Estados Unidos, às 5h30, pelo Grupo D. Todos os horários são de Brasília.
Assim como nas Olimpíadas, o ClicRDC também vai acompanhar o desempenho das equipes brasileiros paralímpicas.