O primeiro dia de competições da Olimpíada Estudantil Catarinense (Olesc) teve registrado um momento inédito na história da Fesporte já que pela primeira vez uma modalidade que integra o evento é coordenado por mulheres como acontece nas competições de futsal da edição 2024.
Eliane de Lourdes Sansigolo e Danielle Torri integram o quadro da Federação Catarinense de Futebol de Salão e ao longo dos últimos anos se tornaram presenças permanentes nos eventos realizados pela Fesporte.
Em Pinhalzinho, as profissionais destacaram o momento especial que atingiram em suas carreiras e o momento importante também que vive esta modalidade no estado de Santa Catarina.
“Muito bom estar aqui representando a nossa entidade que é a Federação Catarinense de Futebol de Salão e trabalhando pela Fesporte. Penso que a modalidade ganha muito em termos de organização porque temos detalhes que pertencem somente às mulheres. Jamais menosprezando o trabalho dos homens mas estamos muito felizes com este feito. O futsal e o futebol de campo ainda são muito masculinos, porém permanecemos buscando sempre o nosso espaço”, explica Eliane.
Segundo programação da Olimpíada Estudantil Catarinense, o futsal iniciou com as competições da modalidade feminina reunindo equipes de todo o estado de Santa Catarina que realizam as suas finais na próxima terça-feira (17). Já as competições do naipe masculino têm início na segunda-feira (16).
Ensinamentos
“A gente está muito feliz com duas mulheres coordenando a modalidade aqui nesta edição da Olesc e as mulheres no esporte vem em uma crescente muito grande. Como professora de formação eu trabalho com o futsal há muito tempo e por mim já passaram muitos e muitos atletas. Penso que a Olesc é uma etapa especial porque é onde os atletas criam respeito pelos árbitros, respeitam adversários, respeitam cidades que não conhecem, então os reflexos positivos são muitos”, complementa Danielle Rauen.
A programação da Olimpíada Estudantil Catarinense prossegue nesta terça-feira (13) em Pinhalzinho, Maravilha e Saudades.