Crianças e adolescentes dos serviços de acolhimento de Lindoia do Sul e Itá participaram de um momento para ficar na memória e no coração. No último dia 30 de junho, eles tiveram uma manhã de atividades físicas e conversa com a ex-goleira da Seleção Brasileira de Handebol, Chana Masson. A Oficina de Esportes faz parte do projeto “Vida Saudável”, do programa Novos Caminhos, e aconteceu na Escola S, em Concórdia.
A atleta, que participou voluntariamente, realizou atividades de alongamento e aquecimento preparatórias para uma goleira de handebol. Depois contou sobre sua trajetória exitosa no esporte e conversou com cada um dos acolhidos: “A mensagem que trago é sobre a importância da força de vontade e determinação para enfrentar os desafios da vida e conquistar os sonhos”. Crianças e adolescentes cujos processos para retirada da família estão em trâmite, permanecem acolhidos em casas lares até decisão judicial, sem limite de tempo.
Experiência no esporte e na vida
Chana Franciela Masson nasceu em Capinzal, no Oeste Catarinense. Sua carreira no handebol se consolidou em clubes na Espanha, Dinamarca, Noruega e Alemanha). Foi goleira da seleção brasileira por 16 anos.
Com a camisa verde e amarela, disputou seis edições de campeonato mundial, quatro Jogos Olímpicos (Sidney 2000, Atenas 2004, Pequim 2008 e Londres 2012), e conquistou três medalhas de ouro em Jogos Pan-americanos (Winnipeg 1999, Rio de Janeiro 2007 e Guadalajara 2011).
A atleta se mantém no esporte como goleira e treinadora na Dinamarca, onde vive com a filha de quatro anos de idade. No entanto, essa não é a primeira experiência materna. Chana teve um filho “adotivo” que morou com ela durante dois anos na Dinamarca. Ela o conheceu em Capinzal, num projeto social para crianças carentes.
Na época, o menino tinha nove anos. Logo se apegaram e a goleira tentou adotá-lo, mas não foi possível naquele momento. Seis anos depois, a guarda da criança foi liberada. Ao completar 18 anos, ele decidiu voltar da Europa para casa.
Programa Novos Caminhos
O programa Novos Caminhos é uma iniciativa da Coordenadoria Estadual da Infância e da Juventude, do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, juntamente com a Associação dos Magistrados Catarinenses e a Fiesc.
Atualmente, também integram o programa a OAB, o Ministério Público de Santa Catarina, a Fecomércio, a Associação Catarinense de Medicina e a Fundação de Estudos Superiores de Administração e Gerência.
Tem como finalidade desenvolver as potencialidades e contribuir para a construção da autonomia dos adolescentes com idade acima de 14 anos que se encontram ou passaram por medida protetiva de acolhimento, a fim de proporcionar-lhes a perspectiva de uma vida adulta com qualidade e dignidade.