
Vitória suada, gol salvador
O Flamengo começou com o pé direito sua caminhada na Copa Libertadores de 2025. Na noite de quinta-feira (3), o Rubro-Negro venceu o Deportivo Táchira por 1 a 0, em San Cristóbal, na Venezuela. O único gol da partida foi marcado pelo jovem Juninho, que entrou no segundo tempo e, em seu primeiro toque na bola, empurrou de peito para o fundo da rede após desvio de Bruno Henrique.
O resultado coloca o Flamengo na liderança do Grupo C, com três pontos.
Pressão e dificuldade contra a retranca venezuelana
Apesar do favoritismo, o time comandado por Filipe Luís teve dificuldades na primeira etapa. Enfrentando uma retranca montada com cinco defensores, o Flamengo viu o Táchira fechar bem os espaços e travar as principais jogadas ofensivas.
As chances mais perigosas vieram dos pés de Luiz Araújo, que apareceu duas vezes com liberdade, mas parou em boas defesas do goleiro Jesús Camargo.
Mudanças decisivas no segundo tempo
Na volta do intervalo, o treinador flamenguista promoveu alterações importantes: Juninho, Alex Sandro e Allan entraram para dar novo fôlego ao time. E a resposta veio rápida.
Aos 12 minutos, Everton Cebolinha cruzou, Bruno Henrique desviou de cabeça e Juninho, com oportunismo, apareceu livre para empurrar a bola com o peito, marcando o gol da vitória.
Foi o suficiente. O Flamengo soube controlar o jogo até o apito final, mesmo com a pressão venezuelana nos minutos finais.
Filipe Luís valoriza resultado fora de casa
Mesmo sem grande atuação, o técnico destacou a importância do triunfo: “Vou tranquilo com uma grande vitória, não é fácil vencer na Libertadores. Reconheço que não foi nosso melhor jogo, não estávamos refinados”, afirmou Filipe Luís.
A vitória também teve um peso simbólico: o time quebrou uma sequência de nove jogos sem vencer como visitante na Libertadores, desde a semifinal contra o Vélez, em 2022.
Próximos desafios no calendário rubro-negro
Antes do segundo compromisso na competição continental — marcado para o dia 9 de abril, contra o Central Córdoba, no Maracanã — o Flamengo volta a campo neste domingo (6), contra o Vitória, pelo Campeonato Brasileiro.
Com moral elevada e um herói improvável, o Rubro-Negro dá o primeiro passo em busca de mais uma conquista internacional.