Histórico! O Brasil venceu nesta sexta-feira (24) a Suécia por 27×24 e garantiu pela primeira vez na história, a classificação para as quartas de final do Campeonato Mundial de Handebol Masculino. Os Guerreiros deram um verdadeiro show em quadra, encurralaram os adversários tetracampeões mundiais, e garantiram vaga no seleto grupo dos oito melhores do planeta na modalidade. Destaque mais uma vez para o conjunto da Seleção Brasileira, que seguiu à risca o planejamento tático do técnico Marcus Tatá e se manteve à frente do placar durante todo o jogo. Agora, o Brasil enfrenta a Espanha, no domingo, às 14h (horário de Brasília).
O Brasil mandou na partida desde os primeiros minutos. Consistente e consciente no ataque, o time conseguia furar o forte bloqueio sueco e só não marcou mais gols porque o goleiro adversário também estava em uma jornada inspirada. Com Rangel, goleiro natural de Seara, no Oeste de Santa Catarina, defendendo dois sete metros e o ataque fazendo sua parte, a Seleção chegou aos 10 minutos do primeiro tempo com o placar de 5×3
Atrás do placar, a Suécia se mandava para o ataque em busca do empate. Porém, os jogadores do Brasil não permitiam as tradicionais trocas de bola rápida dos adversários, o que dificultada grande parte das jogadas mais fortes dos suecos, que quase sempre terminam com o jogador cara a cara com o goleiro. Sem muitas opções, na frente e com os Guerreiros inspirados no ataque, a diferença no placar só subia, chegando a seis gols. No final da primeira etapa, vitória brasileira por 14×9.
“Marcamos muito bem no primeiro tempo, tomamos apenas nove gols e isso nos deu uma boa vantagem para a segunda etapa. Rangel fez mais uma vez uma grande partida e a gente sabe que quando um goleiro time um aproveitamento de mais de 40% a tendência é que a partida flua positivamente para esta equipe”, afirmou o técnico Marcus Tatá.
O segundo tempo, o Brasil se manteve melhor no jogo. Mesmo quando a Suécia encostou no 20×19, a Seleção se manteve tranquila em quadra e o técnico Marcus Tatá deu mais uma demonstração que tem o time na mão e conhece muito bem os adversários deste Mundial. Pediu tempo, corrigiu o posicionamento do ataque e assistiu ao time abrir a diferença rapidamente: 25×21, fechando o placar em 27×24.
“Gostaria de agradecer primeiramente a Deus por mais uma noite inesquecível em minha vida e de todo o grupo. Jogamos muito bem, com muita disciplina técnica. Acreditamos durante todo o jogo que poderíamos vencer e isso fez toda a diferença. Aproveitamos tudo que estudamos do adversário e isso fez a diferença”, afirmou o craque Rangel.
Ao final do jogo, o Marcus Tatá ainda falou um pouco sobre o planejamento do Brasil. “Após o último Pré-Olímpico, quando não conseguimos a classificação, tivemos que dar um passo atrás para replanejar o que faríamos. O Mundial seria o início de uma evolução que está planejada para a Seleção. Sabemos que ainda estamos distante do que queremos, mas estamos plantando uma semente de um novo ciclo, o que é muito importante para nós e para todos que praticam a modalidade no Brasil. Estamos realmente muito felizes com esta vitória diante de um dos melhores do mundo”, concluiu o treinador.
Com o resultado desta sexta-feira, Portugal e Brasil já estão classificados para as quartas de final do Mundial de Handebol Masculino. Os adversários da próxima fase serão conhecidos após a última rodada do main round, marcada para este final de semana.