O Grêmio entrou em campo na noite de quarta-feira (14), em Porto Alegre (RS), para decidir a terceira fase da Libertadores. O Tricolor não alcançou a vitória e foi superado pelo Independiente Del Valle por 2 a 1. Com o resultado, a equipe gaúcha foi eliminada da competição e não disputará a fase de grupos do principal torneio do continente.
A primeira grande oportunidade no ataque foi da equipe visitante, com o Independiente trabalhando bem a bola e chegando com perigo. Aos 6 minutos, Ortiz cobrou uma falta e Hurtado rolou para Montenegro. De frente para o gol, o atacante finalizou, mandando por sobre a meta.
Após uma pressão inicial, o Grêmio passou a dominar a partida. Aos 21’, Jean Pyerre abriu o marcador para o Tricolor. Alisson fez um cruzamento na área, Pacho cortou de cabeça, mas a bola sobrou para o camisa 10, que arrematou de primeira, balançando as redes, colocando o Tricolor na frente.
Entretanto, a noite que parecia boa, não correspondeu as expectativas da torcida do Grêmio. No minuto final do primeiro, em cobrança de falta, Ortiz chutou forte, direto para a meta gremista, sem chances de defesas, igualando o placar.
Na segunda etapa, O Independiente chegou novamente com muito perigo com Sagovia. Na pressão, os equatorianos conseguiram chegar ao segundo gol, aos 20 minutos, novamente com Ortiz. O meia recebeu um passe de Favarelli, se livrou da marcação e finalizou para o fundo das redes.
Com o resultado, o Del Valle avançou para o Grupo A da Libertadores. Eliminado, o Grêmio disputará a fase de grupos da Sul-Americana.