
Nesta quarta-feira (09), o Chelsea, que eliminou o Fluminense na última terça-feira (08), conheceu o seu adversário na final do Mundial de Clubes da FIFA 2025™. Com um primeiro tempo avassalador, o atual detentor do título da Liga dos Campeões da UEFA, o Paris Saint-Germain, aproveitou erros defensivos do Real Madrid para logo abrir 2 a 0 antes dos 10 minutos de partida. O time francês ampliou o placar ainda no primeiro tempo para 3 a 0 e finalizou a goleada com o quarto gol, no fim do segundo tempo, para dar números finais a semifinal no estádio MetLife, em Nova York-Nova Jersey.
O espanhol Fabián Ruiz marcou dois gols, Ousmane Dembélé marcou o terceiro e Gonçalo Ramos fez o quarto gol do PSG. Nas 24 partidas em que Dembélé marcou na temporada, o PSG jamais perdeu. Foram 22 vitórias, inclusive contra o Real, e dois empates.
O Jogo
Antes mesmo do pontapé inicial, uma alteração teria grande impacto no Real Madrid e no desenrolar da partida. Sem Trent Alexander-Arnold vetado por lesão, Xabi Alonso fez mudanças para conseguir manter Gonzalo García em campo e permitir o retorno de Kylian Mbappé ao time titular. Com isso, o capitão Federico Valverde foi deslocado para a lateral direita em um 4-3-3. Expulso contra o Borussia Dortmund, Dean Huijsen foi substituído por Raúl Asencio.
Do outro lado, Luis Enrique tinha dois desfalques: Willian Pacho e Lucas Hernández, expulsos contra o FC Bayern de Munique. Com isso, o técnico espanhol precisou promover o brasileiro Lucas Beraldo à titularidade. Após atuar duas vezes no Mundial saindo do banco de reservas, Ousmane Dembélé também ganhou vaga no time — no lugar de Bradley Barcola.
Os times mal se estudaram nos primeiros minutos e um avassalador PSG abriu 2 a 0. Antes dos gols, Courtois já havia feito duas defesas milagrosas. Primeiro, em bola colocada por Fabián Ruiz e, depois, em conclusão à queima-roupa de Nuno Mendes.
A pressão o Real, que logo cometeu erros imperdoáveis. Ao tentar cortar um cruzamento, Raúl Arsencio vacilou na frente de Dembélé, que roubou uma bola na área e foi derrubado. Seria pênalti, mas a bola ainda sobrou para Fabián Ruiz marcar. Em seguida, foi uma vez de Rudiger errar na frente de Dembélé. O francês arrancou e tocou na saúde do goleiro para fazer de 2 a 0, em 9 minutos.
Aos 24 minutos, o terceiro. Hakimi e Dembélé tabelaram em contra-ataque. Já na área, Fabián Ruiz recebeu e tocou para fazer o gol. Enquanto o Real Madrid chegava com pouco perigo à área de Donnarumma, o PSG continuava a assustar. Por pouco, Kvaratskhelia não ampliou no fim da primeira etapa.
Na volta da segunda etapa, o PSG passou a cadenciar o ritmo. Com 15 minutos, saíram Dembélé e Kvaratskhelia para a entrada de Gonçalo Ramos e Bradley Barcola. Pouco depois, Xabi Alonso tirou Asencio, Bellingham e Vini Júnior. Entraram Militão, Luka Modric e Brahim Diaz. Em sua despedida do Real, Modric foi mais uma vez muito aplaudido ao entrar em campo.
Sem fazer muita força, o time parisiense chegava na cara do gol, mas não ampliava. No fim, em um lançamento para Hakimi, Bartola recebeu na área, driblou Militão e passou para Gonçalo Ramos. O português girou na área e chutou para fechar o cartaz. Na comemoração, ele homenageou o compatriota Diogo Jota.