A comissão brasileira de atletas paralímpicos está em festa neste sábado (31). Dois atletas conquistaram o Ouro Olímpico nas Paraolimpíadas de Paris 2024. Gabriel Araújo venceu nos 50m costas com direito a quebra de recorde das Américas e Carol Santiago triunfou ao vencer a prova dos 100m costas.
O nadador mineiro Gabriel Araújo, o Gabrielzinho, voltou à piscina da Arena La Défense, em Paris e conquistou sua segunda medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Paris, ao vencer a prova dos 50m costas, na classe S2 (limitações físico-motoras) com o tempo de 50s93 e quebrou o recorde das Américas na prova.
Vladimir Danilenko, da delegação de Atletas Paralímpicos Neutros (NPA), ganhou a prata com o tempo de 57s54, e o chileno Alberto Caroly Abara Diaz levou o bronze com 58s12.
A pernambucana Carol Santiago conquistou sua quarta medalha de ouro em Jogos Paralímpicos ao vencer os 100m costas S12 (deficiência visual) em Paris, com o tempo de 1min08s23. Carol bateu o recorde das Américas, que já era dela. Além disso, ela igualou o recorde feminino brasileiro de ouros de Ádria Rocha Santos.
A prata ficou com a ucraniana Anna Stetsenko com o tempo de 1min09s43 e o bronze com a espanhola Maria Delgado Nadal com o tempo de 1min11s33.