
O Flamengo mostrou muita raça para, mesmo com um homem a menos, segurar um empate sem gols com o Racing (Argentina), na noite desta quarta-feira (29), no estádio El Cilindro, em Avellaneda. O resultado garantiu o Rubro-Negro na final da Copa Libertadores da América, já que a equipe havia vencido o jogo de ida, no Maracanã, por 1 a 0. Agora, o time da Gávea aguarda o vencedor da outra semifinal, entre Palmeiras e LDU, para conhecer seu adversário na decisão marcada para o dia 29 de novembro, em Lima, no Peru.
🔴⚫ @Flamengo, o primeiro finalista!
— CONMEBOL Libertadores (@LibertadoresBR) October 30, 2025
⚽🎉 Empate sem gols e na raça com o @RacingClub fora de casa garantiu o Mengão em Lima para buscar a #GloriaEterna.
🏆 CONMEBOL #Libertadores pic.twitter.com/9flD60ZZmw
Esta será a quinta vez que o Flamengo disputará a final da principal competição de clubes da América do Sul. O clube carioca já esteve na decisão em 1981, 2019, 2021 e 2022, conquistando o título em três dessas oportunidades.
A partida em Avellaneda foi marcada por equilíbrio e boas atuações dos goleiros. No primeiro tempo, Rossi precisou se esticar logo aos 11 minutos para defender uma cabeçada de Conechny, enquanto Cambeses brilhou ao impedir gols de Varela e Arrascaeta, que criaram as melhores chances do Flamengo. O camisa 10 uruguaio foi o destaque ofensivo do Rubro-Negro, mas parou em uma defesa impressionante do goleiro argentino, que usou o rosto para evitar o gol.
🔴⚫🎉 Raça, amor e paixão rumo a Lima, @Flamengo!
— CONMEBOL Libertadores (@LibertadoresBR) October 30, 2025
🏆 CONMEBOL #Libertadores | #GloriaEterna pic.twitter.com/Q4JFcF4ffY
Na segunda etapa, o cenário mudou completamente após a expulsão de Plata, aos 10 minutos, por revidar uma provocação de Rojo. Com um jogador a menos, o técnico Filipe Luís optou por reforçar o sistema defensivo, deixando Bruno Henrique isolado no ataque. A partir daí, o Racing aumentou a pressão, especialmente em bolas aéreas, exigindo grandes defesas de Rossi.
O goleiro argentino do Flamengo foi o nome do jogo, evitando o gol em uma cabeçada perigosa de Adrián Martínez, aos 24 minutos, e em um chute à queima-roupa de Vietto, nos acréscimos. Com defesas decisivas, Rossi garantiu o 0 a 0 e a vaga rubro-negra na final da Libertadores.
Agora, o Flamengo busca o quarto título de sua história na competição e a chance de consolidar uma nova era de conquistas no futebol sul-americano.
💪🔴⚫️ Clube de Regatas do @Flamengo, 5⃣ vezes finalista da CONMEBOL #Libertadores! Em busca do Tetra, uma nova história de #GloriaEterna. pic.twitter.com/81URoiJ4vD
— CONMEBOL Libertadores (@LibertadoresBR) October 30, 2025






