
O Flamengo estreia na Copa Intercontinental nesta quarta-feira, às 14h (de Brasília), diante do Cruz Azul, do México, no Estádio Ahmad bin Ali, em Al Rayyan, a 20 quilômetros de Doha. A partida É válida pela segunda fase do torneio e apelidada de Derby das Américas.
O Cruz Azul chega ao Catar em situação mais desgastante: a delegação desembarcou no país menos de 48 horas antes do duelo, após eliminação na semifinal do Torneio Apertura do Campeonato Mexicano. O time participa da competição por ter vencido a Copa dos Campeões da CONCACAF.
Já o Flamengo teve preparação mais confortável. Como conquistou o Brasileirão com antecedência, conseguiu poupar titulares na rodada final e viajou antes para o Catar, chegando no domingo. A equipe comandada por Filipe Luís tem apenas um desfalque, o atacante Pedro, e inicia o torneio fortalecida pelos títulos da Libertadores e do Campeonato Brasileiro.
Apesar de a partida valer vaga na semifinal, a Fifa decidiu que todos os jogos entregarão troféus e medalhas ao vencedor, em movimento para elevar o prestígio do torneio após o anúncio do novo Mundial de Clubes.
Possível escalação do Cruz Azul
A equipe treinada por Nicolás Larcamón costuma atuar com três zagueiros e tem Gabriel “Toro” Fernández como principal referência ofensiva.
Prováveis titulares: Andrés Gudiño; Jorge Sánchez, Willer Ditta, Erik Lira, Gonzalo Piovi, Rodo Rotondi (ou Omar Campos); Charly Rodríguez, Jeremy Márquez, José Paradela, Nacho Rivero e Gabriel Fernández.
Desfalque: Jesús Orozco (departamento médico).
Possível escalação do Flamengo
Com quatro sessões de treino no Catar, Filipe Luís deve manter a base titular que sustentou a equipe na temporada.
Prováveis titulares: Rossi; Varela, Léo Ortiz (ou Danilo), Léo Pereira, Alex Sandro; Pulgar, Jorginho, Arrascaeta; Carrascal, Samuel Lino e Bruno Henrique.
Desfalque: Pedro (lesão na coxa esquerda).
Arbitragem
A arbitragem será conduzida pelo sueco Glenn Nyberg. Ele será auxiliado por Mahbod Beigi e Andreas Söderkvist. O quarto árbitro será Espen Andreas, da Noruega. O VAR fica sob responsabilidade de Fedayi San, da Suíça.





