Exército brasileiro disputa Série B-1 do Carioca - ClicRDC | Notícias de Chapecó e do mundo

Exército brasileiro disputa Série B-1 do Carioca


Informações portal O Globo

A camisa do Exército em parceria com o São Gonçalo Foto: Rennan Rebello/ Divulgação

Militares entraram em campo no Série B1 do Carioca, a segunda divisão do estadual. O Exército fechou uma parceria com o São Gonçalo Esporte Clube e disponibilizou os atletas da seleção militar para o clube, conforme antecipou o colunista Lauro Jardim. O novo modelo da camisa do time, inclusive, tem o brasão da Força Armada.

Todos os 18 atletas da seleção militar foram cedidos ao São Gonçalo. No entanto, apenas 13 estão regularizados até o momento. A parceria prevê que o clube arque com os custos de documentação, despesas dos jogos e o pagamento dos salários dos atletas civis — são seis — e da comissão técnica. Enquanto isso, o Exército custeia seus atletas e oferece a infraestrutura para treinamento.

A parceria foi proposta pelos militares, através da Comissão de Desportos do Exército (CDE), que mapeou times da segunda divisão do carioca. O objetivo deles é dar ritmo de jogo aos atletas militares. Em outubro, assim que a Série B1 terminar, a seleção militar embarca para a Huwan, na China, onde acontece a 7ª edição dos Jogos Militares.

“Conversamos e analisamos alguns clubes da série B1 e optamos pelo São Gonçalo por oferecer as condições necessárias para a equipe se preparar para os Jogos Mundiais Militares. E por ser uma competição longa aumentar as chances de obtermos uma medalha. Além disso, precisávamos de uma equipe que fosse disputar um campeonato no nosso período de treinamento”, disse o major Mauro David, relator da modalidade futebol do CDE.

O Brasil não tem bons retrospectos no futebol masculino nos Jogos Militares. A melhor posição foi o 3º lugar, 2011, quando o evento aconteceu no Rio de Janeiro. Na última edição, há quatro anos, amargaram a sexta posição. Enquanto isso, as mulheres que possuem uma parceria com o Flamengo, são pentacampeãs no torneio.

A parceria com o São Gonçalo foi consolidada também na camisa do clube, apresentada na quinta-feira. Os uniformes desta temporada têm a brasão do Exército do lado direito. E apesar das cores oficiais do time serem o branco e o azul, a camisa reserva ganhou detalhes em verde.  

“Um dos objetivos é divulgar a imagem da Instituição e isso já ocorre nas demais modalidades. Sempre conversamos com clubes, federações e confederações para que os atletas utilizem a logomarca do Exército. E o São Gonçalo estendeu isso no uniforme de todo time” comentou o major David .

A seleção militar, ou melhor, o São Gonçalo estreou neste sábado na Série B1, contra o Artsul, no Alzirão, em Itaboraí. O placar foi de 0 x 0.