OUÇA AO VIVO

InícioESPORTEEntenda o que foi o protesto dos árbitros antes do jogo da...

Entenda o que foi o protesto dos árbitros antes do jogo da Chapecoense com o Brusque

Manifesto aconteceu em todos os jogos da 10ª rodada do Campeonato Catarinense, saiba mais:

Protesto dos árbitros em Santa Catarina
Foto: Divulgação/Federação Catarinense de Futebol

Antes do jogo da Chapecoense e Brusque, um fato chamou a atenção de quem estava na Arena Condá, em Chapecó (SC) no último sábado (04). Com uma camisa branca e os dizeres “chega de agressões”, o trio de arbitragem (Árbitro: Julio Cesar Pfleger, Assistente 1: Johnny Barros de Oliveira e Assistente 2: Fabiano Coelho da Silva) da partida protestou contra a agressão sofrida pelo árbitro catarinense, Braulio da Silva Machado, no jogo entre Sergipe e Botafogo, pela primeira fase da Copa do Brasil. Conforme divulgou a Federação Catarinense de Futebol (FCF), o manifesto aconteceu em todos os jogos da 10ª do Campeonato Catarinense.

Segundo uma nota divulgada pela FCF, a arbitragem catarinense realizou o protesto para condenar e pedir uma severa punição ao presidente do Sergipe. Além disso, a Federação informou que o Sindicato dos Árbitros de Futebol (Sinafesc) e o departamento de arbitragem da FCF apoiram a manifestação, que teve a adesão de 100% dos árbitros do Estado.

O manifesto lançado pelas equipes de arbitragem é o seguinte:

“É com grande sentimento de tristeza que assistimos as cenas de violência e agressões à equipe de arbitragem.

- Continua após o anúncio -

Condenamos todos os tipos de violência praticados contra os árbitros, que ocorrem de variadas formas como ofensas verbais, xingamentos, tentativas de intimidação e até mesmo agressão física.

O esporte é um instrumento de inclusão e interação social, onde o respeito, a tolerância e a educação são seus pilares. Nada justifica um ato de agressão.

Atitudes covardes como essa não podem passar em branco e envergonham o nosso esporte.

Só quem atua na arbitragem sabe dos desafios encontrados em cada partida de futebol. São ofensas e ameaças de todos os tipos, e agora, além das ofensas e ameaças proferidas, ocorreu a agressão física.

A importância das equipes de arbitragem em competições esportivas é fundamental. Cremos que um dia o respeito, a tolerância e a educação irão se sobressair, e que fatos como este não existirão mais.

Nos solidarizamos com a equipe de arbitragem e seus familiares, desejando força e coragem para superar o ocorrido.

É obrigatório a resolução deste lamentável acontecimento e para futuras ações no sentido de promovermos o esporte, com justiça e segurança para todos os envolvidos.

Por fim, nosso apelo para que nos ajudem a manter a paz nos estádios de futebol”.

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

141,000SeguidoresCurtir
71,800SeguidoresSeguir
56,300SeguidoresSeguir
12,500InscritosInscreva-se