A tão aguardada final da Copa do Mundo do Catar aconteceu neste domingo (18) entre França e Argentina, no Estádio Lusail. Além do duelo entre as seleções bicampeãs, o confronto entre Lionel Messi e Kylian Mbappé também foi outro atrativo da partida. Apesar de abriu 2 a 0 e dominar boa parte do jogo, a equipe de Lionel Scaloni sofreu o empate, voltou a ficar na frente com gol de Messi, mas levou o empate, novamente com o camisa 10 francês. Nos pênaltis, a Argentina bateu a França por 4 a 2.
A primeira taça conquistada pela Argentina foi em 1978, no Mundial disputado no próprio país. Naquele torneio, a Argentina chegou a decisão contra a Holanda, umas das principais seleções do mundo nos anos 70 e venceu na prorrogação por 3 a 1 a equipe europeia. Após empate no tempo normal, a equipe argentina marcou duas vezes e tirou a chance novamente da Holanda conquistar a taça.
O outro título aconteceu em 1986, no México. E para chegar a decisão, a Argentina eliminou a Inglaterra com o famoso gol de Maradona, ‘La Mano de Dios’. Independente disso, o craque argentino marcou quatro vezes na fase final, além do passe decisivo para o gol do título na decisão contra Alemanha, levando a segunda taça para os Hermanos.
Além dos títulos, a Argentina ainda ficou com o vice-campeonato em três oportunidades. A primeira foi em 1930, no primeiro Mundial, quando perdeu para o Uruguai na decisão. Depois voltou a ficar com o vice em 1990, na revanche da Alemanha, após a derrota em 1986. Alemanha esta que voltou a vencer os argentinos em 2014, no Maracanã, na Copa do Mundo realizada no Brasil.