
A Copa do Brasil 2025 terá sua primeira “super quarta” com dez jogos eliminatórios nesta quarta-feira (18), marcando o início de uma das competições mais democráticas do futebol brasileiro. Participam clubes de todas as séries do Campeonato Brasileiro, incluindo equipes sem divisão nacional, como o São Raimundo-RR, que enfrentara o Grêmio no duelo de maior distância geográfica desta fase.
Nesta edição, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) retirou a vantagem do empate para as equipes visitantes, tradicionalmente melhores ranqueadas. Assim, caso o placar termine igual no tempo regulamentar, a vaga será decidida nos pênaltis.
No duelo mais inusitado da rodada, o Grêmio viajou 5.375 km de Porto Alegre até Boa Vista para enfrentar o São Raimundo-RR, no estádio Canarinho. Será a primeira partida oficial da equipe gaúcha em Roraima. Apesar do favoritismo gremista, o São Raimundo manteve o mando de campo, recusando uma proposta de aproximadamente R$ 600 mil para transferir o jogo para Santa Catarina. A equipe de Roraima não disputará nenhuma divisão do Campeonato Brasileiro nesta temporada, aumentando o desafio diante do tradicional clube do sul.
Em Aracaju, o Sergipe enfrenta o Botafogo-PB no Estádio Batistão, mas com portões fechados. A punição foi imposta devido a incidentes ocorridos na eliminação para o Botafogo-RJ na Copa do Brasil de 2023. O Sergipe chega pressionado após duas derrotas consecutivas no Campeonato Sergipano, incluindo uma goleada de 4 a 0 para o Lagarto. O histórico na Copa do Brasil não favorece o time sergipano, que só passou da primeira fase em 1992 e 2000.
O Vice-campeão da Copa do Brasil em 1994, o Ceará tem um bom histórico na primeira fase da competição. Em 29 participações, foi eliminado na estreia apenas seis vezes, a última em 2017. O Vozão encara a Inter de Limeira apostando na experiência e na tradição para avançar no torneio.
Após um ano ausente, o Náutico volta à Copa do Brasil embalado pela vitória sobre o Sport no clássico do Campeonato Pernambucano. O time enfrenta o Santa Cruz de Natal, que participa pela segunda vez na competição. A equipe potiguar terá a estreia do técnico Celso Teixeira, contratado após a demissão de João Paulo Oliveira, mesmo com vitória no Campeonato Potiguar.
Após o rebaixamento para a Série B em 2024, o Atlético-GO busca reerguer-se na temporada e vê a Copa do Brasil como peça-chave para isso. O Dragão terá força máxima no confronto contra o ASA, que também chega motivado pela vitória sobre o CSA na semifinal do Campeonato Alagoano.
Outro rebaixado da Série A em 2024, o Cuiabá não vive um bom momento no Campeonato Mato-grossense, ocupando apenas a terceira colocação. A equipe enfrenta o Porto Velho, que fez história ao eliminar o Remo na primeira fase da Copa do Brasil do ano passado. Clubes de Rondônia só avançaram da primeira fase em cinco ocasiões na história da competição.
Confira todos os confrontos da “super quarta”
1. São Raimundo-RR x Grêmio – Estádio Canarinho - (21h30)
2. Sergipe x Botafogo-PB – Estádio Batistão (portões fechados) - (20h)
3. Inter de Limeira x Ceará – Estádio Major José Levy Sobrinho - (19h)
4. Náutico x Santa Cruz de Natal – Estádio dos Aflitos - (21h30)
5. Atlético-GO x ASA – Estádio Antônio Accioly - (20h)
6. Cuiabá x Porto Velho – Arena Pantanal - (21h30)
7. Operário-MS x Vila Nova – Estádio Morenão - (20h)
8. Humaitá x Londrina – Arena da Floresta - (19h)
9. São Raimundo-AM x Brasil de Pelotas – Estádio Ismael Benigno - (20h)
10. Parnahyba x Botafogo-SP – Estádio Pedro Alelaf - (21h30)
Onde assistir
A Copa do Brasil 2025 terá transmissão em diversas plataformas, incluindo TV aberta e fechada, além de serviços de streaming. Para acompanhar os jogos da “super quarta”, consulte a programação de emissoras como Globo, SporTV e Amazon Prime Video.
Mudanças na Copa do Brasil 2025
A principal novidade da edição é a mudança no regulamento da primeira fase. A CBF eliminou a vantagem do empate para os clubes visitantes (melhores ranqueados), equilibrando as disputas. Agora, em caso de igualdade no tempo normal, as vagas serão decididas nos pênaltis. Essa mudança visa aumentar a competitividade e imprevisibilidade na fase inicial da competição.
A Copa do Brasil é conhecida por proporcionar confrontos imprevisíveis e reunir clubes de diferentes níveis e regiões do Brasil. A edição de 2025 promete grandes emoções já na primeira fase, com dez partidas que podem definir rumos das equipes na temporada.
A “super quarta” marca o início da busca pelo título que, além do prestígio, garante ao vencedor uma vaga na Libertadores e um prêmio milionário.