OUÇA AO VIVO

InícioESPORTECom três ouros e três bronzes, Brasil brilha na tarde desta sexta-feira...

Com três ouros e três bronzes, Brasil brilha na tarde desta sexta-feira nos Jogos Paralímpicos

Durante a manhã, Brasil já havia ganho um ouro e dois bronzes; resultados deixaram o país na terceira colocação no quadro geral de medalhas; saiba mais:


O Brasil brilhou na tarde desta sexta-feira (30) em Paris, na França e garantiu seis medalhas (três ouros e dois bronzes). No atletismo, Petrúcio Ferreira (100m na classe T47) e Ricardo Mendonça (100m da classe T37) faturaram o ouro. No taekwondo, na categoria K44, até 65kg, Ana Carolina Silva disputou e venceu o ouro contra a francesa Djelika Diallo. As outras três medalhas de bronze foram conquistadas na natação (revezamento misto 4×50), com os nadadores: Patricia Pereira dos Santos, Lídia Cruz, Daniel Xavier Mendes, Samuel Oliveira e Talisson Glock, no taekwondo, com Silvana Fernandes, na categoria K44, até 57kg e no tênis de mesa, com dupla formada pelas paulistas Cátia Oliveira e Joyce Oliveira.

Durante a manhã, o paulista Júlio César Agripino ganhou a medalha de ouro nos 5.000m na classe T11 (deficiências visuais). Na mesma prova, o sul-matogrossense Yeltsin Jacques, 32, conquistou o bronze. O outro bronze da manhã, veio com o catarinense de Joinville, Talisson Glock que disputou a final dos 200m medley da classe SM6 (limitação físico motora).

Terceiro lugar no quadro de medalhas

Com as medalhas desta sexta-feira, o Brasil subiu para o terceiro lugar no quadro de medalhas. São cinco ouros, uma prata e seis bronzes. A Grã-Bretanha é a segunda, com seis ouros, seis pratas e três bronzes e a China lidera o quadro, com 12 ouros, nove pratas e quatro bronzes.

- Continua após o anúncio -

Petrúcio Ferreira é tricampeão paralímpico nos 100m em Paris

O paraibano Petrúcio Ferreira, 27, conquistou nesta sexta-feira sua sexta medalha paralímpica, a terceira de ouro, ao vencer nos 100m na classe T47 (deficiência nos membros superiores) do atletismo. Ele terminou com o tempo de 10s68. O americano Korban Best levou a prata com 10s75 e o marroquino Aymane El Haddaoui o bronze, com 10s75.

Petrúcio já havia ganhado o ouro nesta prova nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020 e Rio de Janeiro em 2016. Além disso, ele também ganhou o bronze nos 400m classe T47 em Tóquio e a prata no Rio. Por equipes, Petrúcio conquistou ainda a prata em 2016, nos 4x100m.

Petrúcio Ferreira conquista ouro em Paris | Foto:Douglas Magno/CPB

“Sou muito grato por tudo isso, agradeço quem acredita no meu trabalho. Esse ano eu venho sofrendo muito, briga interna com meu corpo, muitas lesões, me machucando muito, muita cobrança, eu me cobro muito. Isso aqui é só diversão para mim”, disse Petrúcio.

O velocista tricampeão paralímpico manteve a hegemonia de quase nove anos na prova. Desde os Jogos Parapan-Americanos de Toronto 2015, Petrúcio vence esta disputa em grandes competições internacionais contra atletas da sua classe

Ricardo Mendonça vence os 100m e é campeão paralímpico pela 1ª vez em Paris

O velocista fluminense Ricardo Mendonça tornou-se campeão paralímpico pela primeira vez na sua carreira ao vencer os 100m da classe T37 (paralisados cerebrais) nesta sexta-feira, segundo dia de provas dos Jogos Paralímpicos de Paris 2024. O atleta chegou em primeiro na prova, realizada no Stade de France, com o tempo de 11s07. O indonésio Saptoyogo Purnomo ficou com a prata, com o tempo de 11s26, e Andrei Vdovin, que representa os Atletas Paralímpicos Neutros, completou o pódio, com 11s41.

Com a vitória, Ricardo conseguiu estabelecer a sua hegemonia na prova durante o último ciclo paralímpico, entre Tóquio 2020 e Paris 2024. Nos 100m, ele havia sido ouro também no Mundial de Kobe 2024, nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago 2023, e no Mundial Paris 2023.

O fluminense Ricardo Mendonça celebra a conquista da medalha de ouro nos 100m, classe T37 | Foto: Douglas Magno/CPB

“Eu fiz o que tinha que fazer. Saí tendo que correr o mais rápido possível, como meu treinador pede. Na final, não tem corrida bonita, tem corrida rápida. E essa foi rápida o suficiente para trazer o ouro. Melhorei meu tempo, eu queria isso. Não foi tão mais rápido que na semi, mas consegui abaixar e estou muito satisfeito. Ainda não é o fim. Ainda tem os 200m, minha prova favorita. Dos 100m, foi sensacional, não poderia esperar mais”, celebrou Ricardo Mendonça, que conquistou sua segunda medalha paralímpica. Em Tóquio, ele foi bronze nos 200m.

Primeiro ouro brasileiro no taekwondo dos Jogos Paralímpicos

A mineira Ana Carolina Moura, 29, se sagrou campeã paralímpica de taekwondo nesta sexta-feira, 30, ao superar a francesa Djelika Diallo na final da categoria até 65kg, no Grand Palais. Mesmo diante de um ginásio lotado torcendo pela adversária, a brasileira se impôs e venceu por 13 a 7.

É o segundo ouro do Brasil na modalidade na história da competição após o primeiro lugar do paulista Nathan Torquato na ccategoria até 61kg em Tóquio 2020. O taekwondo entrou no programa dos Jogos Paralímpicos somente em Tóquio 2020.

No caminho até o ouro, a atleta de Belo Horizonte venceu a grega Christina Gkentzou por 11 a 7, nas quartas de final, e a camaronesa Marie Antoinette Dassi por 21 a 1, na semifinal, garantindo uma vaga na decisão.

Esta foi a estreia de Ana Carolina Moura em Jogos Paralímpicos. Na preparação para o megaevento, ela acumulou bons resultados, que a credenciaram a chegar como uma das favoritas a uma medalha em Paris 2024. Ela foi ouro nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago 2023, e também conquistou o Mundial do México no mesmo ano. 

“A minha medalha de ouro valeu a pena demais. Estou muito satisfeita porque é um trabalho em equipe. Todo mundo junto e um resultado de todos”, celebrou a atleta, que destacou os bons resultados do taekwondo no dia.

Ana Carolina Moura tem má-formação congênita no antebraço direito e começou a praticar taekwondo para se defender, após ser assaltada e perder um colar que havia ganhado de uma tia quando nasceu.

Ana Carolina Moura vibra após vitória nas quartas de finais | Foto: Silvio Ávila/CPB
Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

146,000SeguidoresCurtir
103,500SeguidoresSeguir
55,600SeguidoresSeguir
12,800InscritosInscreva-se

Participe do Grupo no Whatsapp do ClicRDC e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp