sábado, dezembro 28, 2024
InícioESPORTEBrasil lidera quadro de medalhas no Parapan de Santiago com performance notável...

Brasil lidera quadro de medalhas no Parapan de Santiago com performance notável no primeiro dia

Foram 19 de ouros, 14 pratas e 13 bronzes conquistados por atletas brasileiros

Foto: Ministério do Esporte

O Brasil começou com o pé direito nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago 2023, surpreendendo a todos com um desempenho extraordinário no primeiro dia de disputas. A delegação brasileira conquistou impressionantes 46 pódios, sendo 19 de ouro, 14 de prata e 13 de bronze, estabelecendo uma liderança incontestável no quadro geral de medalhas.

Os atletas brasileiros, patrocinados pelo Programa Bolsa Atleta do Governo Federal, brilharam nas competições, com 97,82% das medalhas provenientes de bolsistas. No tênis de mesa, o Brasil arrebatou 27 medalhas, sendo 6 ouros, 8 pratas e 8 bronzes. Já no halterofilismo, foram 3 ouros, 1 prata e 1 bronze, enquanto a natação garantiu o domínio verde e amarelo com 10 vitórias em 19 provas disputadas.

O destaque na piscina ficou por conta de Patrícia Pereira, que conquistou a primeira medalha brasileira no Parapan 2023, um ouro nos 50m costas SB3. Ao todo, a natação brasileira assegurou 10 ouros, 5 pratas e 4 bronzes. A modalidade contou até com um pódio triplo brasileiro nos 200m livre S14, com Ana Soares, Beatriz Borges e Débora Borges.

- Continua após o anúncio -

Além da natação, outras modalidades também estrearam com sucesso. No futebol de cegos, a seleção venceu o México por 1 x 0, enquanto no futebol PC, o Brasil derrotou a Argentina por 2 x 1. As seleções de goalball arrasaram em suas estreias, com uma vitória de 11 x 1 no masculino e 12 x 2 no feminino. No basquete em cadeira de rodas, houve uma derrota no feminino por 61 x 44 para o Canadá, e a equipe brasileira de rúgbi em cadeira de rodas também perdeu na estreia para a Colômbia, por 55 x 48.

Além dos feitos esportivos, histórias inspiradoras também marcaram o evento, como a dos primos Samuel e Tiago Oliveira, ambos amputados dos dois braços desde os 9 anos de idade devido a um acidente. Superando as adversidades, os dois conquistaram medalhas juntos na natação, provando que a resiliência é tão essencial quanto a habilidade atlética.

O Brasil inicia os Jogos Parapan-Americanos de Santiago 2023 com uma demonstração notável de talento, determinação e espírito esportivo, deixando uma marca indelével no cenário paradesportivo.

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

147,000SeguidoresCurtir
120,000SeguidoresSeguir
13,000InscritosInscreva-se

Participe do Grupo no Whatsapp do ClicRDC e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp