O Brasil começou com o pé direito nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago 2023, surpreendendo a todos com um desempenho extraordinário no primeiro dia de disputas. A delegação brasileira conquistou impressionantes 46 pódios, sendo 19 de ouro, 14 de prata e 13 de bronze, estabelecendo uma liderança incontestável no quadro geral de medalhas.
Os atletas brasileiros, patrocinados pelo Programa Bolsa Atleta do Governo Federal, brilharam nas competições, com 97,82% das medalhas provenientes de bolsistas. No tênis de mesa, o Brasil arrebatou 27 medalhas, sendo 6 ouros, 8 pratas e 8 bronzes. Já no halterofilismo, foram 3 ouros, 1 prata e 1 bronze, enquanto a natação garantiu o domínio verde e amarelo com 10 vitórias em 19 provas disputadas.
O destaque na piscina ficou por conta de Patrícia Pereira, que conquistou a primeira medalha brasileira no Parapan 2023, um ouro nos 50m costas SB3. Ao todo, a natação brasileira assegurou 10 ouros, 5 pratas e 4 bronzes. A modalidade contou até com um pódio triplo brasileiro nos 200m livre S14, com Ana Soares, Beatriz Borges e Débora Borges.
Além da natação, outras modalidades também estrearam com sucesso. No futebol de cegos, a seleção venceu o México por 1 x 0, enquanto no futebol PC, o Brasil derrotou a Argentina por 2 x 1. As seleções de goalball arrasaram em suas estreias, com uma vitória de 11 x 1 no masculino e 12 x 2 no feminino. No basquete em cadeira de rodas, houve uma derrota no feminino por 61 x 44 para o Canadá, e a equipe brasileira de rúgbi em cadeira de rodas também perdeu na estreia para a Colômbia, por 55 x 48.
Além dos feitos esportivos, histórias inspiradoras também marcaram o evento, como a dos primos Samuel e Tiago Oliveira, ambos amputados dos dois braços desde os 9 anos de idade devido a um acidente. Superando as adversidades, os dois conquistaram medalhas juntos na natação, provando que a resiliência é tão essencial quanto a habilidade atlética.
O Brasil inicia os Jogos Parapan-Americanos de Santiago 2023 com uma demonstração notável de talento, determinação e espírito esportivo, deixando uma marca indelével no cenário paradesportivo.