Associação de Ginástica Artística de Chapecó completa dez anos de atividade - ClicRDC | Notícias de Chapecó e do mundo

Associação de Ginástica Artística de Chapecó completa dez anos de atividade

A ginástica artística é considerada um dos esportes mais complexos

(Foto: Agoch/Divulgação)

A Associação de Ginástica Olímpica de Chapecó (AGOCH) iniciou em 30 de abril de 2009 e há 10 anos vem promovendo a ginástica artística no município como ferramenta de transformação, contribuindo para o desenvolvimento humano de crianças e adolescentes.

Construindo um sonho de formar ginastas, mas acima de tudo permitindo que cada atleta alcance seu desenvolvimento e superação individual, a técnica e coordenadora da AGOCH, Márcia Martins destaca a persistência para manter o projeto vivo, com a parceria da Unochapecó e da Prefeitura Municipal de Chapecó. “Iniciamos em 2009 com muitos desafios, mas tivemos muita garra para superar os obstáculos e alcançar os primeiros resultados, com o apoio de pais e atletas, de forma gradativa, crescente e constante”, ressalta.

O apoio dos pais se tornou peça chave para a evolução da associação, hoje são 10 atletas de rendimento e 45 ginastas na escolinha. Há quatro anos a ginástica artística se tornou uma paixão e parte da vida de Eloisa Helena Cella. Aos 9 anos, a ginasta já subiu ao pódio diversas vezes nas primeiras colocações. No entanto, tudo isso tem dado certo através do incentivo dos pais. Para Rosemeri Rosin, mãe da atleta, “o esporte serve como uma ferramenta para ensinar a Eloisa o que a vida lhe oferece, que nada é fácil e que tudo deve ser conquistado com persistência, assim como cada elemento da ginástica que muitas vezes ela leva meses para aprender e aperfeiçoar”, conta Rosemeri.

A AGOCH estará presente pela segunda vez no mês de junho, no XXXIV Torneio Nacional de Ginástica Artística, que ocorre no Rio de Janeiro e é promovido pela Confederação Brasileira de Ginástica. Além disso, outros eventos também estão no cronograma de 2019 da AGOCH, como: Torneio Estadual de Ginástica Artística da Federação de Ginástica de Santa Catarina; Copa Estadual de Ginástica Artística, Festival de Ginástica Artística Chapecó; Olesc; Joguinhos e Jasc.

Para o futuro, a AGOCH possui perspectivas de crescimento e inovação, junto a gestão administrativa, por meio da capacitação de profissionais na área de ginástica artística para o trabalho de base, além da estruturação de um Centro de Treinamento, como hoje as aulas são ministradas no ginásio de esportes da Unochapecó, no bairro Efapi.

A ginástica artística é considerada um dos esportes mais complexos, diante de sua amplitude dos movimentos corporais e uma arte para muitos. “É muito mais que ginástica, proporcionamos um espaço onde os atletas desenvolvem, além de suaa habilidades físicas, os valores do esporte, melhorando assim como seres humanos, superando as adversidades, com disciplina e resiliência, e desenvolvendo a inteligência emocional.”, finaliza a técnica Márcia Martins.