
A Comissão de Arbitragem da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou, neste domingo (5), o afastamento do árbitro catarinense Ramon Abatti Abel e do paulista Ilbert Estevam da Silva, que comandaram partidas da 27ª rodada do Campeonato Brasileiro Série A.
De acordo com nota oficial divulgada pela entidade, os árbitros e os responsáveis pelo VAR nas partidas São Paulo x Palmeiras e Red Bull Bragantino x Grêmio serão submetidos a “treinamento, aprimoramento e avaliação interna”, antes de retornarem às atividades.
O afastamento ocorre após fortes reclamações dos clubes. No clássico paulista, o São Paulo contestou um pênalti não marcado e a ausência de cartão vermelho a Andreas Pereira, do Palmeiras, em momento decisivo da partida — que terminou em virada palmeirense por 3 a 2.
Já no confronto entre Bragantino e Grêmio, o árbitro Ilbert Estevam da Silva marcou um pênalti polêmico nos acréscimos, resultando em expulsão de um jogador gremista e no gol da vitória do time da casa. O Grêmio também acionou a CBF alegando prejuízo.
Trajetória de Ramon Abatti Abel
Natural de Araranguá (SC), Ramon faz parte do quadro da Fifa desde 2022 e é considerado um dos principais nomes da arbitragem brasileira. Ele iniciou a carreira na Federação Catarinense de Futebol (FCF) em 2017 e passou a integrar o quadro nacional da CBF em 2020.
O catarinense ganhou destaque internacional ao apitar as quartas de final do Mundial de Clubes e a final dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, entre França e Espanha.
O afastamento, segundo a CBF, não é punitivo, mas faz parte de um processo de reavaliação técnica após erros considerados decisivos.